Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 18 de outubro de 2010, 11h03

ABCS e Comissão Nacional de Aves e Suínos se reúnem para discutir

 

ABCS e Comissão Nacional de Aves e Suínos se reúnem para discutir Projeto de Lei sobre sistema de integração

Na próxima terça-feira (19) estarão reunidos na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, representantes da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, representantes da indústria e dos produtores da cadeias suinícola e avícola do país para discutir mudanças no sistema de integração vertical e nas relações contratuais entre produtores integrados e empresas integradoras.

O objetivo será dar continuidade aos trabalhos da Sub-Comissão de Integração da Câmara dos Deputados, que desde o final de 2009 busca um entendimento sobre os problemas enfrentados pelos agentes do agronegócio nacional, frente algumas restrições impostas pelo atual modelo de contratação utilizado pelas agroindústrias, comprometendo em alguns casos a competitividade de toda a cadeia.

O encontro também irá discutir a versão do Anteprojeto de Lei proposto pelo Dep. Valdir Colatto, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e também as sugestões para o anteprojeto encaminhadas pelos presentes na reunião anterior, realizada dia 18 de agosto, com intuito de aprovar um texto que seja defendido pelos setores no congresso nacional.

Durante a reunião também será a apresentado os resultados já atingidos pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) para a cadeia suinícola, e também será firmada a parceria com o Senar que auxiliará na formação e treinamento dos produtores dos estados participantes do Projeto.

Irineu Wessler, presidente da ABCS, considera um grande avanço a discussão realizada entre produtores e indústrias, sobretudo por se tratar de um tema tão delicado para ambos. “Produtores e agroindústrias precisam chegar a um consenso que possibilite o avanço do sistema de integração sem gerar tantas distorções”.

Publicado em: 15/10/10