Voltar Publicado em: quarta-feira, 11 de setembro de 2019, 6h03
ABCS engaja as principais redes de varejo do Brasil em campanha com apoio do Mapa
O tema “Qualidade na cadeia de valor” amplia a comunicação dos produtores com os consumidores
Em mais uma oportunidade, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) demonstrou interesse em continuar dando suporte a iniciativas de fomento ao consumo da carne suína. O Ministério segue em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e apoia a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a se realizar no período de 26 de setembro a 13 de outubro. A campanha contará com as principais redes de varejo no Brasil: Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big (antigo Walmart), Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti.
A ministra da agricultura, Tereza Cristina, celebrou a parceria e comentou sobre a necessidade e relevância de fomento ao setor. “É um prazer enorme para o Ministério da Agricultura apoiar a Semana Nacional da Carne Suína, evento que reúne produtores de um setor cada vez mais importante para a economia do país e responsável por garantir renda a milhares de famílias brasileiras. O crescimento e o fortalecimento do setor podem ser percebidos no nosso dia a dia. E as projeções para os próximos dez anos mostram que o consumo de suínos conquistará cada vez mais espaço no Brasil e no exterior”.
O objetivo da campanha é incentivar o aumento do consumo nacional da proteína, estimulando diálogo transparente, entre produtores e varejistas, e tendo como missão comunicar a versatilidade, sabor e saudabilidade da proteína. A SNCS 2019 é realizada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e conta também com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Sebrae.
Neste ano, a campanha traz como diferencial a participação das três maiores redes de varejo em faturamento do país, os principais hortifrutis premiados em atendimento e produtos frescos, além de redes de destaque com diferentes públicos, abrangendo as classes de A a D. Com um aumento de 40% no número de lojas participantes comparado a 2018, a SNCS chegará em 22 estados brasileiros, aumentando sua presença em grandes regiões de consumo como o Sul e Nordeste e ampliando a oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia de valor
A edição de 2019 se renova e se destaca com o tema “Qualidade na Cadeia de Valor”, com o objetivo de transferir ao consumidor consciente informações a respeito do sabor, da importância nutricional, da segurança alimentar e da qualidade na cadeia de produção da carne suína.
Sobre o tema escolhido para este ano, a Ministra comentou: “O tema ‘Qualidade na cadeia de valor’ é muito importante e pertinente. A ABCS faz um excelente trabalho ao informar os consumidores sobre a qualidade do produto vendido no país, seu excelente sabor, sua importância nutricional e toda a versatilidade da carne de porco na alimentação do brasileiro. A qualidade e competitividade da carne brasileira são reconhecidas em todo o mundo. É fundamental que os consumidores brasileiros também tenham conhecimento da excelência de nossa cadeia produtiva de suínos. Vamos trabalhar, juntos, em busca de uma agropecuária inovadora, sustentável e sempre com muita qualidade”.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pontua que o apoio do Mapa é essencial e chancela esse importante trabalho institucional que a associação tem realizado há sete anos de envolver a cadeia produtiva. “O papel do suinocultor é levar um alimento de qualidade à mesa do brasileiro. A SNCS mostra ao consumidor o resultado dessa dedicação e comprometimento e esse apoio traz confiança para todos os envolvidos na cadeia de valor, inclusive na hora de se consumir a carne suína. Isso reforça que ABCS e as redes participantes estão no caminho certo neste compromisso de levar um produto seguro, saboroso e de qualidade”, afirma Lopes.