Notícias

Filiadas em Destaque

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 10 de julho de 2025, 12h07

ABCS impulsiona a carne suína no varejo com crescimento acima de dois dígitos em todas as redes participantes da SNCS 2025

Resultados positivos reforçam a carne suína como protagonista nas gôndolas com redes de varejo que registraram crescimento de até 57% no faturamento com as estratégias realizadas pela ABCS

Pelo décimo terceiro ano consecutivo a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) confirmou seu protagonismo como ferramenta de geração de valor para toda a cadeia da suinocultura, trazendo resultados expressivos. Mesmo em um cenário econômico exigente, a campanha alcançou crescimento de dois dígitos em faturamento em todas as 21 redes varejistas participantes, reafirmando o posicionamento da carne suína como produto competitivo, rentável e conectado aos desejos do consumidor atual.

O faturamento geral da campanha obteve desempenhos expressivos: entre 10% a 57%. Esse resultado é reflexo direto de uma estratégia de agregação de valor, que fortaleceu categorias como os cortes resfriados e temperados, com foco em conveniência e qualidade, impactando diretamente os clientes do Carrefour, Extra Mercado, Pão de Açúcar, Amigão, Boa Supermercados, Empório Dom Olívio, Super Pão, Paraná Supermercados, Compre Mais, Supermercados Avenida, Prezunic, Gbarbosa, Lopes, ABC Plus, Jaú Serve, Shibata, Pague Menos, Confiança, Proença e Swift. 

Um dos destaques da edição foi o aumento de penetração da carne suína na cesta do consumidor. Em uma das redes participantes, 20% dos clientes que compraram nas lojas durante o período, levaram pelo menos um corte suíno, ou seja, 1 a cada 5 consumidores foi impactado pela estratégia no ponto de venda, consolidando o produto como uma escolha natural no dia a dia, mesmo com o orçamento familiar pressionado.

Com crescimento de até 30% na categoria de suínos resfriados em algumas operações, e um destaque para os cortes temperados que cresceu em 83,62% em uma das redes participantes, o consumidor mostrou que reconhece na carne suína atributos essenciais em tempos de escolhas mais racionais e criteriosas, como sabor, custo-benefício, praticidade e saudabilidade.

Os resultados alcançaram todo o Brasil, com a região Nordeste no topo dessa lista registrando o maior crescimento de vendas, seguido pelo Sudeste que liderou o faturamento.  A SNCS também revelou uma migração importante para o interior, com lojas de cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná registrando altos índices de crescimento, inclusive acima de 60% em algumas localidades.

Esse movimento reforça que o interior tem se tornado um motor de crescimento para o setor, com consumidores cada vez mais abertos a novas experiências gastronômicas e atentos à relação entre valor e qualidade.

Os estreantes na campanha também trouxeram resultados expressivos. Redes participando pela primeira vez registraram crescimento de até 43% em volume total de carne suína vendida no período

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, explica que os resultados demonstram que a estratégia de agregação de valor ao longo dos últimos anos foi certeira. “Mesmo lidando com adversidades do mercado, ainda assim, a carne suína manteve faturamento crescente, mostrando que, com comunicação e exposição adequadas, a categoria se sustenta. A SNCS reforçou a categoria, ativou equipes, desafiou hábitos e mostrou o valor de um setor que sabe onde quer chegar. Esse é o tipo de resultado que se mede em número, mas se sustenta em confiança”, concluiu. 

Ao aliar estratégia de marketing, inteligência de mercado e presença no varejo com relevância, a edição 2025 mostrou que a carne suína não é uma escolha de ocasião, é uma escolha estratégica e comprova que o trabalho da ABCS amplia a presença da proteína nos lares brasileiros.