Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 1 de dezembro de 2022, 11h47

ABCS inicia 3ª etapa da campanha de vacinação contra PSC em Alagoas

Ação faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre da Peste Suína Clássica junto ao MAPA

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Defesa Agropecuária de Alagoas (ADEAL) e entidades da iniciativa privada, dá prosseguimento à campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas. Esta será a 3ª etapa da campanha que teve início em 2021 e faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre da Peste Suína Clássica. A vacinação começou na última segunda-feira (28) e tem previsão de ocorrer até 31 de dezembro de 2022. A estimativa é de vacinar cerca de 130 mil suínos no estado alagoano. 

A campanha contra a PSC no estado será a cada seis meses e é essencial para quebrar o ciclo da doença e impulsionar o Plano Brasil livre de PSC para os demais estados da Zona não Livre da doença. De acordo com a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, “por meio da vacinação dos suínos, o Brasil irá acabar com a circulação viral, promover a saúde do rebanho e a sustentação do mercado nacional e internacional. Essa é uma responsabilidade compartilhada entre os líderes da cadeia suinícola, como o Serviço Veterinário Oficial, associações, Fundos de Defesa Sanitária, agroindústrias e demais instituições que representam o setor”.

Destaque na mídia nacional

A 3ª etapa da campanha de vacinação contra PSC está sendo destaque na mídia nacional, sendo veiculada em uma das maiores emissoras de televisão brasileira. O “Bom dia Alagoas”, da afiliada da Rede Globo, deu uma chamada ao vivo com o assessor de Defesa Agropecuária de Alagoas que falou sobre a importância da campanha. Além do canal de televisão, o site do Globo Rural também veiculou a notícia sobre a campanha. Outros veículos especializados do agronegócio deram matérias sobre a ação, como Canal Rural, Notícias Agrícolas e O Presente Rural. 

Parceria pela suinocultura

Esta ação só foi possível graças ao apoio e parceria de todos que acreditaram na campanha. Com a 3ª etapa, mais de R$6 milhões foram arrecadados para a vacinação em Alagoas. Apoiam a ação o sistema ABCS — ACSURS, ACRISMAT, ASEMG, AGS, ASUMAS, APS, APCS e ACCS — entidades governamentais e empresas do setor, entre elas as empresas amigas: Zoetis e MSD Saúde Animal. Veja os resultados das duas etapas anteriores: