Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 24 de outubro de 2022, 8h48

ABCS investe em oratória e comunicação para capacitar gestores do Sistema e parceiros

Realizada em dois encontros, a Escola de Gestores 2022 reuniu gestores da ABCS, empresas do setor, associações estaduais e frigoríficos 

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) promoveu nos meses de setembro e outubro mais uma edição da Escola de Gestores ABCS, uma ação pensada para a capacitação dos contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Tendo em vista a importância da comunicação nos dias atuais e a necessidade de aprimorar cada vez mais a comunicação com todos os elos da cadeia, este ano os dois treinamentos foram focados em oratória e comunicação não violenta. O primeiro encontro aconteceu no dia 20 de setembro com o palestrante mais contratado para falar de oratória em 2018 e 2019, Franco Junior e o segundo ocorreu na última quinta-feira (20) com o psicólogo e Master Coach, Jairo Martiniano. 

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “O fato de trazer essas palestras nada mais é que uma oportunidade para que nós todos possamos melhorar nossa comunicação. Então, sintam-se privilegiados e abraçados pelo sistema ABCS, eu acho que é importante a comunicação principalmente com seus produtores, porque sei que cada um de vocês tem essa relação muito próxima.” 

O poder da comunicação

Em 2 horas de palestra, Franco Junior deu dicas e explicou curiosidades sobre como a comunicação feita de forma eficaz pode impactar positivamente no seu cotidiano e no seu trabalho. De acordo com ele, para se ter uma oratória de sucesso é preciso fazer com que o ouvinte entenda a mensagem, guarde as informações e não perca o interesse na fala. “Faça três variações no seu tom de voz: volume, intensidade e velocidade. Quando faço essas variações, eu estimulo uma certa parte do cérebro do ouvinte que faz com ele preste mais atenção e que ele se lembre mais da minha mensagem”, explicou. Ao final a ABCS presenteou os colaboradores mais engajados durante o 1° encontro com o livro “Sem Sufoco” do Franco Junior, para que eles possam ter mais conteúdo sobre o tema e melhorar cada vez mais a sua comunicação, tanto profissionalmente como na vida pessoal. 

A importância da comunicação não violenta

A comunicação positiva é uma forma de expressão que permite manter relações de confiança tendo presentes os pontos de vista e as necessidades do outro, interligando conceitos como empatia, assertividade e escuta ativa. Ministrada por Jairo Martiniano, a palestra abordou temas como clima organizacional, relacionamento interpessoal, tipos de liderança e comunicação positiva. Ele explicou que a qualidade do clima é influenciada diretamente pela adoção da comunicação positiva entre os colaboradores, e que a prática desse tipo de comunicação exige autoconhecimento, autocontrole, inteligência emocional, empatia, destreza social e exercício da escuta. 

Jairo defendeu a importância da adoção da comunicação não violenta, especialmente no atual contexto em que estamos vivendo, onde a comunicação anda cada vez mais agressiva. “É necessário observar se quando me comunico estou me afastando ou me conectando com essa pessoa. Reformular a maneira que nos expressamos e ouvimos pode minimizar as posturas defensivas e as reações violentas.”  Para colocar a comunicação positiva em prática ele indicou a seguinte fórmula: observação, sentimento, necessidade e pedido, dando exemplos práticos de como reformular frases que todos costumam dizer, mas de forma positiva. Ao final os participantes puderam tirar dúvidas, e aqueles que participaram ganharam de presente o livro “Comunicação não violenta” do psicólogo Marshall Rosenberg. 

Para a gerente de marketing da  Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap/Coosuiponte), Lorena Fonseca, a ABCS foi muito assertiva na escolha do tema da palestra. “Quando falamos de uma forma de construir uma cultura organizacional humanizada, com gestores qualificados e capazes de liderar a equipe através de uma comunicação assertiva, se sobressai a empatia e a clareza. Foi muito importante.”