Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 25 de julho de 2014, 3h20

ABCS lança livro inédito de referência para produção de suínos

ABCS lança livro inédito de referência para produção de suínos

No Dia do Suinocultor, o lançamento mobilizou produtores, técnicos e lideranças

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou, ontem 24 de julho, no Dia do Suinocultor, em parceria com o Sebrae Nacional,  o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática” para profissionais, produtores, lideranças e especialistas do setor na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília.

Sem fins lucrativos, o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática” foi pensado para preencher a lacuna existente de uma obra que tratasse de forma ampla a evolução da cadeia de produtiva. Assim, os interessados terão acesso a conceitos de melhoramento genético, sistemas de planejamento, gestão, biosseguridade, gestão de talentos e estratégias de manejo reprodutivo e nutricional dos suínos para melhorar a eficiência em todas as fases de produção.

A ABCS coordenou a edição da publicação e a Integrall Soluções em Produção Animal realizou a coordenação técnica para que 109 subcapítulos escritos por 105 autores fossem compilados em 21 capítulos que abordam a base teórica e prática para a melhoria das técnicas de produção e aplicação de novos conhecimentos nas granjas.

O encontro foi aberto pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que comentou sobre os principais objetivos da associação e agradeceu ao apoio dos parceiros como o Sebrae Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Antes do lançamento oficial do livro foram realizadas as palestras “Si vis pacem, para bellum” (se quer paz, prepare-se para a guerra), do diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Guilherme Marques, e “Biosseguridade frente aos novos desafios sanitários”, do médico veterinário da Integrall Soluções em Produção Animal e membros da coordenação técnica da obra lançada, Iuri Machado.

 

Lançamento oficial do livro junto ao setor

A ABCS, junto ao seu Conselho, reuniu para o lançamento oficial o Sebrae Nacional, MAPA, CNA. O evento também contou com a presença de produtores, acadêmicos, estudantes e entidades parceiras, que puderam ver de perto a qualidade da obra.

“A publicação exigiu o empenho de muitos profissionais e isso demonstra mais uma vez a mobilização que conquistamos em todos os elos do setor. Conseguimos uma unidade no setor e devemos nos manter juntos para avançar. Com certeza, o conteúdo deste material também vai contribuir muito para eternizar conhecimento e geração de informação para toda a cadeia da suinocultura brasileira”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O gerente de Agronegócio do Sebrae Nacional, Ênio Queijada, elogiou o conteúdo, a densidade e a qualidade da obra para promover o conhecimento, a discussão e melhorias na suinocultura e, assim, elevar o setor a patamares ainda melhores.

“O Sebrae está muito satisfeito de ter apoiado a publicação como mais uma entrega, entre muitas outras, da nossa parceria. Esta publicação realmente pode ser um livro de cabeceira do suinocultor. Trata-se de um curso de pós-graduação completo em suinocultura”, comparou Queijada.

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guilherme Marques, palestrou no evento de lançamento e sintetizou sua mensagem com uma palavra: desafio. Para ele, o livro propõe o desafio de executar cada aspecto da suinocultura cada vez melhor.

Autor do prefácio, o representante do MAPA reforçou que a obra é resultado da sintonia cada vez maior entre o trabalho da ABCS e do Ministério. “É mais um instrumento para ajudar todos os envolvidos no setor a se superar em produtividade, sanidade e comercialização. Precisamos sempre nos sentir desafiados e motivados para aproveitar as grandes oportunidades que temos para a suinocultura”, comentou.

Representando a coordenação técnica da publicação, o gestor da Integrall Soluções em Produção Animal, Glauber Machado, comentou que a realização foi possível graças à condução da ABCS.

“Era uma demanda do setor que, se não fosse direcionada pela associação nacional, não seria concluída”, introduziu. Segundo ele, que atua há 22 anos no setor, o trabalho é uma fonte inédita de conhecimento para todos os elos da suinocultura, desde estudantes até produtores e pesquisadores.

Diversos autores estiveram presentes no evento e foram cumprimentados pela ABCS por terem contribuído para superar o desafio de produzir um material tão completo, perenizando o conhecimento qualificado. Eles foram homenageados no lançamento e receberam, em primeira mão, exemplares do material.

Um dos autores do livro, Iuri Machado, frisou que a obra traz informação qualificada e aplicável em todas as áreas da suinocultura. “Esta é uma publicação que tem a finalidade de servir como instrumento de consulta rápida para todos os setores do sistemas de produção e destinada a estudantes, profissionais que atuam na área e produtores. É um livro com uma linguagem bem acessível e com conceitos no manejo e na condução da atividade bastante atuais”, destacou.

A obra foi entregue a diversas universidades de Brasília e de outros estados, bem como produtores e parceiros de empresas ligadas à ABCS. A publicação será enviada ainda a todas as principais bibliotecas do país para pesquisa e informação sobre o setor bem como, a partir da primeira semana de agosto, será disponibilizado para download gratuitamente no site da ABCS.

Como homenagem final ao Dia do Suinocultor, o presidente da ABCS encerrou o evento. “A ABCS foi criada há 59 anos para defender seus interesses. Junto às suas 15 afiliadas e um exército de profissionais e parceiros não medimos esforços para fazê-lo. Certamente, o apoio do Sebrae Nacional nos levou para onde sempre sonhamos e, hoje, as 900 páginas dessa obra estão transformando em conhecimento o trabalho e a capacidade de agregação de uma associação forte, de respeito e que busca a sustentabilidade da suinocultura nacional”, concluiu.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 25 de julho de 2014