Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 20 de junho de 2022, 4h43

ABCS lança livro sobre o uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura

O lançamento oficial de acontecerá nesta quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o IPVS 2022 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançará nesta quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o IPVS 2022, o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, elaborado para contribuir com o debate e com a construção de conhecimentos referentes à resistência aos antimicrobianos nas cadeias produtivas, já que o uso excessivo e inadequado de antimicrobianos pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos, colocando em risco o controle de doenças e sendo uma ameaça crescente à saúde humana, animal, e ao meio ambiente. Com uma  abordagem integrada com aplicações práticas, que são fundamentais para a redução do uso dos antimicrobianos, a publicação possui 10 capítulos escritos por 34 profissionais renomados, que abordam temas desenvolvidos e estruturados adotando uma visão integrada na suinocultura, envolvendo bem-estar animal, biossegurança, programas de vacinação, diagnóstico  e monitoramento de doenças e implementação de substitutivos a antibióticos para o fortalecimento da resposta imunológica e equilíbrio da microbiota dos animais.  

A Diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke, explica que há nos sistemas produtivos, uma grande interação entre pessoas e animais, e por isso, a adoção de boas práticas de manejo e biossegurança são medidas capazes de trazer diversos benefícios. “Quando associamos todas essas ações, elas colaboram para reduzir o risco de aparecimento de surtos de doenças. É imprescindível adotarmos ações que reduzam a resistência aos antimicrobianos, que só será possível se tivermos uma visão integrada na suinocultura, envolvendo o bem-estar animal, a biossegurança, os programas efetivos de vacinação, um bom diagnóstico, monitoramento das doenças e a implementação de substitutivos aos antibióticos. Nesse sentido, este livro tem como objetivo transmitir informações, harmonizar o conhecimento e promover uma melhor compreensão sobre o tema, para que possamos utilizar como base nas capacitações dos profissionais envolvidos, pois se trata de uma responsabilidade compartilhada.”

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, defende a importância do tema para o aprimoramento da produção nacional. “Nas últimas décadas se tem observado um significativo crescimento da suinocultura com melhoria dos índices de produtividade, melhoramento genético, saúde do rebanho, e a implementação de novas tecnologias. No mercado interno, o consumo per capita de carne suína aumentou para 18,10 kg per capita (2021); já no mercado externo, a suinocultura atingiu o recorde de 4,89 milhões de produção total e exportação de 1,14 milhão de toneladas. Apesar dos bons índices de produtividade alcançados, os nossos desafios crescem na mesma importância. Pensando nisso, observamos a necessidade de melhorar e aprimorar os procedimentos de biosseguridade, bem-estar animal e demais boas práticas agropecuárias nas granjas. Assim como, levar conhecimento e conscientizar a todos os profissionais envolvidos na cadeia sobre a resistência aos antimicrobianos, visando manter a eficácia dos antibióticos, e otimizarmos o seu uso para resguardarmos a sanidade do rebanho”, conclui. 

A obra visa o aprimoramento de todos os elos da cadeia de suínos, e é destinada a médicos veterinários, produtores, fiscais, gerentes de granjas, responsáveis técnicos e demais profissionais que atuam do campo à indústria, e será disponibilizada digitalmente no site da ABCS: http://abcs.org.br/~abcsorg/categoria_material/livros/

Serviço: 

  • Quarta-feira, 22 de junho, 12h 
  • Stand n°5 Sindicarnes/ABCS 
  • 26º Congresso IPVS 2022 Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro