Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023, 4h32

ABCS leva prioridades do setor ao novo Ministro da Agricultura

Primeira reunião com Ministro Carlos Fávaro tratou de temas como sanidade e crédito

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e as consultoras governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci e Luciana Lacerda, reuniram-se pela primeira vez com o Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, na última sexta-feira (24). Com intuito de construir uma agenda positiva entre MAPA e ABCS, Lopes apresentou as prioridades da suinocultura ao Ministro e aos representantes da secretaria de Defesa Agropecuária e da secretaria de Política Agrícola do Ministério que estavam presentes.    “Foi a nossa primeira audiência com o ministro Fávaro, apresentamos a ele um pouco da suinocultura, os números que o setor representa, as prioridades na questão sanitária, crédito e por fim o trabalho desenvolvido pela ABCS com o varejo para aumentar o consumo da proteína – a Semana Nacional da Carne Suína”, resumiu o presidente da ABCS.

Foco na sanidade e no combate e erradicação a PSC

Lopes explicou ao ministro detalhes da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), que atualmente ocorre em Alagoas e o papel da ABCS junto a iniciativa privada no combate a doença. “O nosso objetivo é evitar o ingresso da doença na Zona Livre e o fechamento de mercados, por isso a necessidade de continuar a campanha de vacinação contra PSC para os próximos anos, com expansão aos 11 estados que compõem a Zona Não Livre”.

Como sugestão à demanda, o presidente da ABCS reforçou a importância de se criar via lei um fundo nacional de sanidade. “Hoje a suinocultura carece de um fundo nacional, existe nos estados, mas precisamos elaborar algo mais robusto e de âmbito nacional, para que seja usado em casos de Peste, por exemplo”.  O ministro pediu a equipe técnica dele para avaliar o Projeto de Lei que já trata do tema e começar a trabalhar em cima das possibilidades de criar o fundo nacional de sanidade.

Ainda na audiência, o presidente exibiu um vídeo institucional da ABCS sobre a campanha de vacinação em Alagoas. “A chegada do projeto no estado de AL transformou a realidade da suinocultura na região, proporcionando melhorias no rebanho e consequentemente melhorias no dia a dia dos suinocultores ali envolvidos”, contou Lopes. Ao final do vídeo, o ministro elogiou o material e disse que junto ao presidente Lula vão trabalhar para que a suinocultura nacional seja ainda mais fortalecida.

Adequação das linhas de crédito para a suinocultura

O presidente levou ao ministro as dificuldades dos produtores em usar os recursos liberados nas linhas oferecidas no Plano Safra. Segundo Lopes, a linha ABC e Inovagro precisam aumentar o valor oferecido ao produtor de suíno por CPF. “Hoje como está disponibilizado atende apenas a produtores menores, precisamos de um ajuste para atender produtores maiores”.  E, por fim Lopes reforçou a importância de inserir a linha de retenção de matrizes no Plano Safra deste ano, com o prazo de carência estendido. “Essa é uma linha essencial ao setor, pois possibilita folego ao suinocultor, porém vale ressaltar que o ideal para qualquer linha de crédito emergencial destinada a suinocultura, o prazo de carência deve ser de 2 anos, uma vez que o ciclo da atividade é mais longo do que as demais cadeias pecuárias e grande parte destes produtores já possuem outros contratos com vencimentos menores”. 

O ministro pediu para que ABCS encaminhe um documento à secretaria de Política Agrícola explicando esses ajustes, pois o Plano Safra está no radar dos debates.

Disponibilizar carne suína na merenda escolar e no Exército

Para finalizar a agenda, o ministro Fávaro disse que está trabalhando para inserir a carne suína no Exército Brasileiro. “Carne de qualidade e com um preço melhor”.  O presidente da ABCS disse que o setor está preparado para atender essa demanda e explicou  que a inclusão da carne suína nos programas de governo é uma prioridade da ABCS, com intuito de aumentar o consumo e garantir o escoamento da produção.