Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 28 de outubro de 2022, 9h09

ABCS movimenta PorkExpo com painel de mercado e lançamento de cartilha de carne suína na air fryer

O painel recebeu mais de 300 pessoas, entre profissionais da cadeia e estudantes

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) recebeu, na última quinta-feira (27), mais de 300 espectadores que estiveram presentes no Painel ABCS na PorkExpo 2022, um dos maiores eventos da suinocultura nacional e internacional. Pensando no cenário desafiador que a suinocultura brasileira tem enfrentado, a Associação promoveu palestras de mercado com especialistas, um debate entre representantes de produtores e agroindústrias, e aproveitou a ocasião para lançar de forma inédita, a cartilha de “Carne Suína na Air Fryer, descubra o chef em você, by Jimmy Ogro”, produzida pela ABCS para promover o consumo da proteína. 

Na abertura do evento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou sobre o prazer imenso que é estar mais uma vez na PorkExpo, após quase 5 anos. “É um evento que reúne produtores, estudantes e fornecedores que fazem a base dessa cadeia da suinocultura. Temos vivido muitos desafios, mas as expectativas que temos para o futuro nos trazem uma luz no fim do túnel. Precisamos de força para vencer as dificuldades, não tenho dúvidas que essa cadeia organizada do jeito que está, sairá vitoriosa. Estamos fazendo um trabalho gigantesco desde 2005, onde temos feito uma reeducação do nosso povo, através do varejo, conversando com o nosso consumidor e trazendo um novo olhar sobre a carne suína. Essas perspectivas são muito importantes pois vivemos um momento de virada quanto setor.” 

A primeira palestra do painel foi conduzida pelo consultor de mercado da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg),  Alvimar Jalles, que abordou “O papel dos produtores na formação de preço dos suínos”, saindo da perspectiva tradicional de observar o mercado sob o efeito de “manada”. “Quero agradecer a ABCS pelo convite e por essa oportunidade de compartilhar com vocês o que temos feito em Minas Gerais”, disse.  Em seguida, o consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado complementou o assunto trazendo a palestra “O crescimento recente da suinocultura e as lições para o futuro”. “Vou fazer um resumo do que aconteceu nos últimos anos, e o que a gente espera dentro dos setores produtores para que a gente passe esse momento e ter uma preparação melhor para outros momentos de crise, pois mudamos de patamar em relação a nossa produção”, explicou. Ele relembrou o surto de Peste Suína Africana (PSA) na China, a pandemia de Covid-19, a guerra Rússia x Ucrânia, e a alta da inflação, explicando que num mundo globalizado os acontecimentos mundiais tem impacto também globalizado. 

Para o debate, José Roberto Goulart, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SPC) e Elias José Zydeck, Diretor Executivo da Frimesa, se juntaram aos consultores para discutir como as empresas enxergam o destino do aumento da produção da próxima década. José Roberto defendeu que a suinocultura é cíclica, e que os produtores precisam se preparar para os momentos de crise. “Tem que ter estratégia, nosso negócio é assim, em que saber se preparar para as crises, tem que saber passar pelas crises, quem vai ficar nesse mercado é quem é resiliente, quem se planeja, se prepara, quem sabe trabalhar, quem cuida da casa, quem tem estoque de milho, é esse pessoal que vai ficar.” Ele também elogiou como a cadeia tem aprimorado a produção, venda e apresentação da carne suína “É um incentivo para que o consumidor compre a proteína.” Já Elias falou sobre o trabalho da Frimesa, que se manteve competitiva e sobreviveu à correlação inferior entre o suíno, frango e boi. “Avançamos no mercado interno e temos uma previsão de que até 2028/2030, o Brasil esteja consumindo até 25kg per capita de carne suína.” 

Lançamento

Ao final, a ABCS fez o lançamento oficial da cartilha  Carne Suína na Air Fryer, com a presença do próprio Chef Jimmy Ogro. O material explora de forma inovadora toda a praticidade, facilidade e otimização da rotina que os consumidores buscam, para inserir a carne suína, sem abrir mão do sabor, saúde e qualidade. São 6 receitas e diversas dicas de preparo e de utilização do utensílio, com barriga de porco à pururuca, costelinha barbecue,  linguiça suína e batatas, hambúrguer de pernil suíno, filé-mignon suíno e copa-lombo suíno.

“Tenho falado cada vez mais de carne suína e aproveito todas as oportunidades de provar que ela é a melhor proteína. No último ano houve um aumento de 32% na procura e também nas vendas de air fryers no Brasil, e se queremos ensinar as pessoas a cozinhar, precisamos usar o que ela tem em casa. Temos receitas muito fáceis e com muito sabor nesse material”, contou Jimmy enquanto apresentava a cartilha.  Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, defendeu o uso do marketing para o impulsionamento da cadeia de produção, e da parceria com Chefs que acreditam nessa ferramenta, além da importância em se atualizar e observar as novidades. “Seguimos a tendência do consumidor e quando pensamos no consumidor precisamos entender que o comportamento muda.”

A cartilha está disponível em formato online no site do Escolha Mais Carne Suína, veja: https://www.maiscarnesuina.com.br/cartilhas/ 

Nos próximos dias, vídeos com todas as receitas serão postadas no instagram @maisarnesuina, fique de olho!