Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 8 de março de 2023, 5h37

ABCS participa da cerimônia de posse da FPA

Deputado Pedro Lupion do Paraná assume a liderança da Bancada Ruralista

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente na posse da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na última terça-feira, 7 de março. A ocasião oficializou o início da liderança do deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) na bancada ruralista. Na cerimônia, Lupion destacou que a atuação da frente será de diálogo e construção de pontes com o novo governo a fim de garantir que o setor permaneça com a força e a pujança capazes de produzir alimentos para o Brasil e o mundo. Pedro destacou que um dos principais debates do setor esse ano será a Reforma Tributária “com certeza não concordaremos em tudo e vamos trabalhar, com respeito e com diálogo, para garantir que o agro, e os consumidores, não sejam prejudicados com a mudança de tributação no setor”.

O presidente eleito para o biênio 2023-2025 já havia destacado a importância da FPA dentro do Congresso Nacional e do orgulho em se tornar o porta-voz do setor que, de acordo com ele, continua como principal pilar econômico e social do Brasil. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também esteve presente na cerimônia e, em seu discurso reforçou que o Ministério está de portas abertas para receber os parlamentares da FPA e as entidades que os apoiam. Fávaro também fez sua contribuição como ex-membro da FPA e sugeriu que a bancada trabalhe como prioridade o Projeto de Lei 4583 de 2020 que institui um Fundo Sanitário Nacional.

Para o Ministro, “os nossos setores vêm trabalhando para prevenir a entrada da Influenza Aviária, da Peste Suína Africana e para erradicar a Peste Suína Clássica, a Febre Aftosa e tantas outras enfermidades que causam prejuízos a nossos produtores e economia. O país precisa de um Fundo que trabalha, principalmente, para prevenção dessas e outras enfermidades e, se necessário, para indenizar os produtores que tiverem seus animais abatidos.”

A ABCS apresentou essa demanda de trabalhar para a construção de um Fundo Sanitário Nacional no último dia 24/02 em audiência com o Ministro em seu gabinete. Para a gerente de relações governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci, que esteve presente no evento, o discurso do Ministro e mostra que a atuação da entidade junto ao executivo e legislativo, mais uma vez, tem sido eficiente e com embasamento adequado, o que coloca nossas demandas no discurso e no programa de governo do novo Ministro.

Estiveram presentes no evento o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e diversos representantes de entidades nacionais, parlamentares e diplomatas.