Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 24 de novembro de 2022, 8h22

ABCS participa de “Encontro de Lideranças” da FPA em Brasília

Evento contou com a presença de diversas autoridades do agro

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou do evento “Encontro de Lideranças – Perspectivas 2023” organizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na última terça-feira (22). O encontro marcou as boas-vindas aos parlamentares que integrarão o Poder Legislativo no próximo mandato e trouxe as perspectivas para os próximos anos do agronegócio brasileiro. Diversas entidades do agro, deputados, senadores e demais autoridades do setor estiveram presentes.

O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) destacou as vitórias do agro nas últimas décadas e garantiu que o país pode sempre contar com a Frente. Durante os discursos, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que o diálogo dentro do Congresso Nacional e da Frente vai permanecer. “Vemos avanços na Câmara dos Deputados […] e nunca vamos abrir mão da discussão democrática”.

O conselheiro da ABCS e presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), João Leite, destacou a importância de conhecer os novos membros da Câmara e do Senado. “É bom saber que as nossas pautas serão encaminhadas para uma frente parlamentar suprapartidária e sem viés ideológico”, explicou.


Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) e membro do Conselho da ABCS, falou que ter a oportunidade de dialogar com os representantes do agro no Congresso foi uma experiência bastante positiva. “É importante para que a gente — enquanto entidade da suinocultura brasileira — possa se inserir cada vez mais na bancada ruralista. Este trabalho que já vem sendo feito há muito tempo pela ABCS e vai se manter”.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) Itamar Canossa, ressaltou a importância de continuar viabilizando as atividades dos produtores. “O agro brasileiro está ciente da importância que ele tem para a segurança alimentar do mundo. Diante disso, as autoridades políticas precisam dar o devido apoio ao setor”.


O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, avaliou o encontro como muito positivo. “O agro é forte e vai se manter forte. Nós, juntamente com nossas afiliadas, continuaremos pleiteando tudo o que for ao encontro dos interesse dos produtores”.

Reunião da ABCS também traça cenário político para 2023

Lopes destacou que a ABCS segue acompanhando de perto o cenário político do agronegócio para os próximos anos. No dia 21 de novembro, um dia antes do evento da FPA, a entidade organizou uma palestra para seus presidentes com o especialista em processos legislativos e sócio-gestor da Action Consultoria, João Henrique Hummel.

“Fizemos alinhamentos importantes diante deste momento de incertezas políticas. A ideia foi trazer um especialista para tranquilizar a todos. Durante a palestra foi reforçada a importância e a força do Congresso Nacional, o que deve se manter nos próximos anos”, explicou Lopes.

O conselheiro João Leite destacou que Hummel transmitiu uma visão muito clara do que é possível ser feito no próximo governo. “Foi muito importante para nós, até para que a gente consiga passar todo esse cenário aos produtores”.