Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 14 de novembro de 2024, 4h39

ABCS participa de II Encontro Nacional das CADECs e aponta perspectivas para a suinocultura em 2025

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente no II Encontro Nacional das CADECs de Aves e Suínos, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, nos dias 12 e 13 de novembro. O evento reuniu lideranças e produtores integrados de várias regiões do Brasil para discutir o futuro da integração e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas da avicultura e suinocultura.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicou que o evento é uma grande oportunidade para todos os participantes. “Estar neste encontro é ter espaço para trocar experiências com técnicos, produtores e todos os envolvidos no sistema de integração. Essas interações são essenciais para aprimorarmos nosso atendimento às CADECs, incorporando novas práticas e conhecimentos que garantem o desenvolvimento do setor”.

A participação da ABCS no evento foi marcada pela apresentação do material “Retrato da Suinocultura Brasileira”, feita pelo consultor técnico da entidade, Iuri Pinheiro Machado. O documento mostrou dados atualizados sobre os produtores integrados e independentes, abordando os principais desafios e oportunidades do setor.

Durante o encontro, Machado destacou que há perspectiva de que em 2025, com a redução esperada do abate de bovinos, os preços da carne suína aumentem, beneficiando os produtores e todo o setor suinícola. Contudo, o especialista explicou que o crescimento da produção de suínos no Brasil, embora previsto, poderá ser limitado pelas atuais restrições ao crédito, fator essencial para manter a competitividade e produtividade da cadeia.

CADEC Brasil

O encontro enfatizou ainda o Programa CADEC Brasil, uma iniciativa da CNA que visa fortalecer os produtores integrados e suas lideranças, oferecendo capacitação, assessoria jurídica e suporte técnico. Segundo o assessor técnico da CNA, Rafael Lima Filho, o programa tem sido essencial para que as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) conduzam negociações mais justas e produtivas com as integradoras, além de disponibilizar ferramentas de gestão que facilitam o acompanhamento dos produtores.

A gerente de relações governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci reforçou que a associação é parceira estratégica da CNA nos debates com produtores integrados, atuando de forma conjunta para fortalecer a suinocultura nacional. “A ABCS representa os produtores de suínos do Brasil e no caso dos integrados temos um trabalho diferenciado, pois por meio do Departamento de Integração oferecemos suporte técnico às CADECs de suínos, auxiliando nas negociações e promovendo capacitações”.