Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 22 de agosto de 2022, 9h43

ABCS promove série de Webinars técnicos sobre o uso prudente de antibióticos na suinocultura

A nova série de treinamentos online abordará os capítulos do livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, lançado em junho deste ano

A Associação Brasileira Criadores de Suínos (ABCS) promove mais uma série de webinars técnicos em parceria com a 333 Brasil, com transmissões gratuitas e digitais para todo o Brasil. Dessa vez, os temas das palestras serão baseados nos capítulos do livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, lançado pela Associação no final de junho deste ano durante o IPVS. Serão três treinamentos realizados em 25 de agosto, 1 e 15 de setembro, sempre às quintas-feiras, com início às 16h, onde os participantes assistirão palestras dos autores do livro, mediadas pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, e pela Diretora Comercial e Marketing da 333 Brasil, Roberta Leite. A inscrição será única e pode ser feita no link: https://www.3tres3.com.br/eventos/webinar_livroabcs

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, ressalta a importância do tema e convida a todos para o evento. “É muito importante unirmos esforços para o uso racional de antimicrobianos, que só será possível se adotarmos programas robustos de vacinação para proporcionar uma melhor imunidade. Além de um plano efetivo de biosseguridade nas granjas com a redução da pressão de infecção, bem-estar animal, monitoramento das doenças com correto diagnóstico, e a implementação de substitutivos aos antibióticos para proporcionar o equilíbrio da microbiota e melhor resposta imunológica. Como a participação é gratuita, não perca a chance de se aprofundar mais nesses temas tão essenciais”.

Uso de antibióticos na suinocultura

A série tem o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre o uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura, pois as boas práticas de produção e o uso responsável desses medicamentos são fundamentais para a preservação da saúde única e para a segurança humana, animal e ambiental, além de garantir a sustentabilidade da produção. Com uma abordagem ampla e associada a aplicações práticas, os temas adotarão uma visão integrada da suinocultura. Tendo isso em vista, os 10 capítulos do livro serão abordados em 3 dias de webinars, confira a programação abaixo!

Programação

25/08 – Resistência bacteriana: interface entre a saúde humana e animal; políticas públicas para o uso racional de antimicrobianos; e recomendações para o uso racional de antimicrobianos.

01/09 – Importância do bem-estar na promoção da saúde animal, prevenção de doenças e uso racional de antimicrobianos; Biossegurança – um novo pilar na suinocultura moderna; e Vacinação.

15/09 – Diagnósticos; Eubióticos na produção de suínos; Relação da fábrica de ração com o uso prudente de antimicrobianos; e Meio ambiente.

O livro: Um trabalho da suinocultura para toda a cadeia

A publicação do foi construída por 34 profissionais renomados com o apoio da Abraves, Aliança, 333 Brasil, MAPA, Embrapa Suínos e Aves e também das empresas do setor, frigoríficos, associações e produtores que contribuem com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), visando o aprimoramento de todos os elos da cadeia de suínos, e é destinada a médicos veterinários, produtores, fiscais, gerentes de granjas, responsáveis técnicos e demais profissionais que atuam do campo à indústria. O livro digital está disponível no site da ABCS, acesse aqui: http://abcs.org.br/~abcsorg/categoria_material/livros/