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Voltar Publicado em: quinta-feira, 26 de novembro de 2020, 3h18

ABCS promove treinamento inédito sobre estratégias de comunicação e vendas

O evento online foi transmitido no Youtube para os contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizou na última quarta-feira (25), um treinamento inédito e exclusivo, pensado para auxiliar as associações e frigoríficos contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) a se conectarem com os consumidores e melhorarem as técnicas de vendas. Para isso, a ABCS convidou especialistas que abordaram de forma muito prática e dinâmica o cenário atual, os conceitos e os mecanismos que movem as compras. A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, abriu o evento falando sobre a importância de se destacar através da comunicação: “um produto, diferentes realidades e a mesma oportunidade de venda. A sua comunicação é o que diferencia o produto.” A transmissão foi feita ao vivo pelo YouTube, permitindo muita interação com os participantes e já conta com quase 300 visualizações. 

A Diretora da Inspirah Comunicação e consultora de marketing da ABCS, Tayara Beraldi, conduziu a primeira apresentação trazendo uma visão ampla do mercado, do varejo e do consumidor. Segundo ela, do ponto de vista tecnológico, a pandemia acelerou processos, fazendo com que o comércio se ajustasse mais rapidamente ao mundo digital. “Em todas as pesquisas que fizemos para entender as tendências de janeiro e de agora, ficou claro que a pandemia antecipou o que era inevitável. De acordo com a IBM, as mudanças das lojas físicas para o comércio eletrônico foram adiantadas em 5 anos. Ao final deste ano, espera-se que este tipo de comércio tenha se desenvolvido 20% a mais.” 

Toda esta revolução mudou o que se entendia como o modelo tradicional de negócio para o mercado e para os consumidores. Para ela, três grandes disrupções foram decisivas nesta mudança: o home office, a digitalização e a reflexão focada em autocuidado motivada pelo atual momento. “Desde o início da pandemia houve uma busca em mais de 20% nos aplicativos de bem-estar, 42% no ensino a distância e 72% no streaming. O Brasil viveu uma mudança no comportamento de compra, hoje 40% das pessoas estão fazendo mais compras online e pretendem continuar fazendo após o Covid. Além disso, 35% das pessoas declaram que vão diminuir as idas às lojas físicas após o Covid. O que vemos é o processo acelerado da digitalização impactado pela pandemia que trouxe novas formas de pensar, novas formas de agir e novas formas de consumir e que trazem a saúde e o bem-estar em primeiro lugar.” 

Em seguida, o Comunicador Corporativo Márcio Mussarela conduziu a palestra “De vendedor a consultor de compras: mude sua estratégia e venda mais”. De forma prática e didática, ele explicou vários princípios que regem a relação vendedor/cliente e demonstrou quais são as melhores formas de se conectar e conseguir comunicar o seu produto de maneira eficiente. Para ele, o segredo está na escolha de palavras, na postura e na abordagem, para que não seja ativado um mecanismo de defesa que irá bloquear o tema na mente do cliente. Ele reitera também a importância do fator humano na hora de estabelecer uma venda. “Se você está presente em uma interação de vendas, então é porque algo de humano precisa ser feito nesse momento. Se você vender como uma máquina, em breve será substituído por uma. Seja humano e você será insubstituível. Quanto mais digitais nós nos tornamos, mais humanos nós precisamos ser.” 

E para encerrar o treinamento, a gerente de comunicação da ABCS, Danielle Sousa, falou sobre o conceito Escolha Mais Carne Suína, criado pela ABCS,  trazendo dicas de impacto para vender o seu produto através do marketing de conteúdo. Para ela, “precisamos inspirar pessoas e uma boa forma de fazer isso é associar um estilo de vida ao produto. O conceito Escolha Mais Carne Suína nos possibilita ter esse diálogo com o consumidor.” Ela ressaltou também a importância do FNDS que possibilita a realização deste tipo de trabalho e todos os pacotes e serviços como artigos nutricionais, posts, fotografias, cartilhas e vídeos embasados que estão disponíveis para os contribuintes e que vão ajudar a agregar valor e comunicar a proteína da melhor forma possível.  

Na ocasião, também foram lançados o pacote de marketing temático de festas de fim de ano, que será enviado às associações e frigoríficos contribuintes do FNDS, e o calendário impresso para 2021 com o tema bons sentimentos, elaborado pela ABCS a partir da estratégia de designar um sentimento positivo para cada mês do ano, reiterando assim o desejo para um próximo ano de boas energias e realizações. Esse material também está disponível aos contribuintes para reimpressão e pode ser solicitado à ABCS.

Para uma discussão mais aprofundada, assista ao vídeo completo: