Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 19 de setembro de 2022, 6h02

ABCS promoveu série de webinars sobre a importância da abordagem integrada para o uso prudente de antibióticos na suinocultura

A série baseada no livro “O uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, está disponível no YouTube 

Nos dias 25 de agosto, 1 e 15 de setembro a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), realizou uma série de webinars técnicos, organizados em parceria com a 333 Brasil, que contabilizaram mais de 1800 visualizações até o momento. Disponibilizados gratuitamente no YouTube, a Associação recebeu especialistas em saúde animal e autores do livro “O uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, publicado este ano pela ABCS, para discutir os temas abordados no material. Durante os 3 dias, os especialistas falaram sobre resistência antimicrobiana, uso racional de antimicrobianos, importância do bem-estar na promoção da saúde animal, prevenção e diagnóstico de doenças, biossegurança, vacinação, eubióticos, fábrica de ração e meio ambiente. 

Assista a série de webinars aqui:

Para a Auditora Fiscal Federal Agropecuária e Chefe de Divisão de Programas Especiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mirela Eidt, que participou da abertura da série de webinars, o tema central da iniciativa é muito oportuno, pois é uma demanda cada vez mais presente na realidade da suinocultura brasileira. “As ações relacionadas à prevenção da resistência aos antimicrobianos são importantes não só para a preservação da saúde animal, mas para a saúde pública e para a manutenção dos mercados que o Brasil já tem em termos de exportação.”

Já a Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Ana Lucia Viana, elogiou a publicação do livro, associada aos treinamentos online que se tornam importantes ações para capacitação de todos os profissionais envolvidos. “O Ministério da Agricultura tem trabalhado para promover o uso racional de antibióticos, segurança alimentar e o controle de resíduos nos alimentos. A exemplo, temos o Plano de Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes PNCRC / Animal, com ações de fiscalização nos estabelecimentos sob SIF, melhoria das fabricas de ração, visando manter a saúde dos consumidores e dos animais.” Ela ressaltou também a importância e exigência dos consumidores, tanto de brasileiros quanto de clientes internacionais, para a manutenção da saúde única.

A Diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke, defende a importância da abordagem integrada para o uso racional de antimicrobianos na suinocultura, visando a manutenção da saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente. “O livro traz capítulos que são estruturantes para promovermos a redução do uso dos antibióticos e a manutenção da sua eficácia, tais como: bem-estar animal, biossegurança, programas efetivos de vacinação, bom diagnóstico, monitoramento das doenças, a implementação de substitutivos aos antibióticos, dentre outros. Pois, associadas, essas ações são elementos essenciais para a efetiva redução da resistência aos antimicrobianos na cadeia suinícola, sendo uma responsabilidade compartilhada entre todos nós.”

Para baixar o livro de forma gratuita, acesse o link: http://abcs.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Livro-ABCS-WEB-1-1_compressed.pdf