Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 27 de abril de 2022, 3h37

ABCS proporciona diálogo entre lideranças do setor, Ministro da Agricultura e parlamentares em prol da suinocultura brasileira

O Encontro Político da Suinocultura foi realizado na última terça-feira (26), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na Frente Parlamentar Agropecuária (FPA)

Na última terça-feira (26), em audiência solicitada pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), suinocultores de todo o Brasil estiveram reunidos com o Ministro da Agricultura, Marcos Montes. A pauta teve como foco fomentar medidas que possam minimizar os efeitos ocasionados pelos altos custos de produção e os baixos preços pagos no quilo dos animais.  Também estiveram presentes os secretários da Secretaria de Política Agrícola (SPA) e de Defesa Animal (SDA) e o presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, deputado Covatti Filho (PP- RS). 

A pauta do setor foi apresentada pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que trouxe dados atuais sobre a produção e a disponibilidade interna de carne suína. Lopes reforçou que a carne suína é a proteína que mais cresceu nos últimos 5 anos, mas a média dos custos do primeiro trimestre de 2022 subiram 38%, enquanto o preço da venda do suíno subiu apenas 12%, comparado com o mesmo período de 2021.  “A conta do setor não fecha e muitos suinocultores do Brasil estão ficando no negativo, ou até mesmo abandonando o seu negócio. Queremos viabilizar junto ao MAPA e aos parlamentares da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) e da Suinocultura, possíveis alternativas a curto prazo, para melhorar a situação econômica do setor.”

Entre os pleitos solicitados pelo ABCS estão: a manutenção da isenção das alíquotas de contribuição incidentes na importação do milho (PIS/COFINS) até dezembro de 2022; a aprovação do PLN 001 de 2022 no Congresso com destinação de uma parte dos recursos para atender os estados que declararam situação de calamidade por questões climáticas; prorrogação do prazo de pagamento dos custeios pecuários em um ano conforme no Manual de Crédito Rural; linha de Retenção de Matrizes, com prazo estendido para suinocultura no Plano Safra 2022-2023; inclusão da carne suína e de seus derivados nos programas do PNAE e PAA/Alimenta Brasil (SAF/MAPA).

Na oportunidade, o Ministro Marcos Montes ouviu todos os representantes da suinocultura que participaram da agenda e disse que o MAPA está ciente do problema vivido na cadeia suinícola e que junto com o Ministério da Economia estão estudando a melhor forma de atender o agro. “Gostamos de receber o setor, o MAPA é parceiro do setor produtivo, mas todas as demandas trazidas passam por outras instâncias do governo e junto com a Economia estamos buscando soluções”, explicou o Ministro Marcos Montes.  Já o presidente da Frente da Suinocultura, deputado Covatti Filho, também disse que junto aos colegas do Parlamento estão trabalhando para aprovar o PLN 1/2022, que abrirá crédito extraordinário de R$ 868,4 milhões para ações do Plano Safra atual.

Ainda na audiência o presidente da ABCS comentou sobre a importância da realização do Plano Piloto de Vacinação contra Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas pelo MAPA junto à iniciativa privada e reforçou que o projeto foi uma maneira de testar a melhor forma de execução da campanha de vacinação para na sequência replicar nos 11 estados que compõem a Zona não Livre de PSC. “A causa sanitária é, e sempre será, prioridade, além de ser uma responsabilidade compartilhada entre os líderes da cadeia suinícola, como o serviço veterinário oficial, associações, fundos de defesa sanitária, agroindústrias e demais instituições que representam o Setor”. Marcelo aproveitou também para convidar o Ministro para o lançamento da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), iniciativa que recebeu a aprovação do MAPA pelos resultados no aumento do consumo per capita de carne suína no Brasil. Montes sinalizou que estará com o setor e parabenizou a ABCS pela iniciativa.

Já na segunda agenda, as lideranças da suinocultura se reuniram junto aos parlamentares em um evento organizado pela ABCS, na sede da FPA, para solicitar o apoio do Congresso nas votações de projetos de interesse do setor. Participaram do evento o Senador Luiz Carlos Heinze, e os deputados Eduardo Barbosa (PSDB), Pedro Lupion (Progressistas), José Mario (MDB), Danilo Forte (PSB), Caroline De Tone (PL), Alceu Moreira (MDB), Covatti Filho (Progressistas), Evair de Melo (Progressistas), Giovani Cherini (PL), Jerônimo Goergen (Progressistas) e Roosevelt Vilela (PL). O presidente da ABCS agradece a presença de todos. “Na conversa com o Ministro da Agricultura, ele nos solicitou que sensibilizássemos os Deputados para aprovar as nossas demandas, e é isso que estamos fazendo hoje. Toda a suinocultura brasileira gostaria de contar com o apoio de cada um de vocês”, conclui.