Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 28 de abril de 2023, 9h02

ABCS se reúne com Mapa para debater demandas sanitárias do setor

Peste Suína Africana (PSA) e comércio internacional foram temas das agendas

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido na última quarta (26), com o secretário de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart e sua equipe técnica para discutir medidas de prevenção da Peste Suína Africana (PSA) no país. Junto à ABCS esteve presente na audiência, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Alexandre Rosa.

A ABCS reforçou a importância do trabalho do MAPA de vigilância para evitar a entrada da PSA no Brasil. Entre as medidas tratadas foram citadas o uso de cães farejadores para detectar possíveis focos da doença, além de reforço na equipe de fiscalização para garantir que todas as medidas de prevenção sejam seguidas rigorosamente. Na oportunidade, Goulard trouxe que essa é uma das prioridades do MAPA e que o trabalho de vigilância vem sendo reforçado.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destacou a importância de manter o Brasil livre da PSA, uma vez que o país é um dos principais exportadores de carne suína do mundo. “Qualquer surto da doença poderia causar grandes prejuízos financeiros para os produtores e para a economia do país como um todo. Por isso, estaremos atuando junto ao Mapa para realizar a prevenção da entrada do vírus em todo território nacional”, afirmou o presidente.

Durante o encontro, também foi destacado a priorização da vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) na Zona não Livre. Lopes reforçou o projeto piloto de Alagoas como um case e lembrou que todo o trabalho desenvolvido no estado foi uma atuação conjunta entre Mapa e iniciativa privada.

Acordo comercial entre Brasil e China também foi pauta de encontro com Mapa

Ainda na pauta do dia a ABCS esteve reunida com o diretor do Departamento de Negociações Não Tarifárias e de Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, Marco Antônio Araújo.  O presidente da ABEGS falou sobre a prioridade da assinatura do acordo comercial entre Brasil e China para viabilizar a exportação de material genético para o país.

O presidente da ABCS completou reforçando a importância de abrir novas plantas de suínos para o país, tendo em vista que a carne suína na China é uma das principais proteínas consumidas.  “O momento é muito oportuno, uma vez que mercado chinês vem buscando a reposição de plantel em virtude da Peste Suína Africana, que dizimou grande parte de seu rebanho”, concluiu.