Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 26 de maio de 2010, 3h47

ACRISMAT realiza 6° Encontro de suinocultores em Sorriso/MT

ACRISMAT realiza 6° Encontro de suinocultores em Sorriso/MT

A Associação dos criadores de suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), realizou de 19 à 21 de maio em Sorriso o “6° Encontro de Suinocultores- Sorriso/MT” no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces/MT), com objetivo de levar a cadeia sunícola importantes informações através de um ciclo de palestras, além de atualizar técnicas profissionais de corte suíno, bem como apresentar novos pratos a base de carne suína.

Mais de 160 participantes que estiveram no encontro puderam aprender cortes suínos para profissionais e novos pratos culinários a base da carne por meio de um curso ministrado pelo Chefe de Cozinha Daniel Furtado, no primeiro dia de evento. Já para as palestras, estiveram presentes Javier Polo, Doutor em Fisiologia Animal e Diretor mundial de pesquisa e desenvolvimento da empresa APC, que apresentou os efeitos do plasma spray dried em comparação com outras substâncias bioativas nas fases de creche e outras etapas do processo produtivo.

Stefan Alexander Rohr, da Integrall Soluções em Produção Animal e Diretor Administrativo da Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba – ASTAP, abordou a gestão como ferramenta de uma suinocultura de sucesso. Em seguida, o professor da Universidade Federal de Alagoas, diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) e membro do grupo de Gerenciamento de Riscos climáticos da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial, Luiz Carlos Baldicero Molion, discorreu sobre as conseqüências das mudanças climáticas e recursos hídricos no setor da suinocultura. Para encerrar a programação de palestras, Osler Desouzart, consultor e membro da Diretoria Consultiva do World Agriculture Forum – WAF, abordou o tema “O Mercado da Carne Suína em 2010”.

O secretário executivo da ACRISMAT, Custódio Rodrigues de Castro Jr., explica que há seis anos, quando houve o 1º encontro, o evento ainda era de menor abrangência com pouco mais de 20 suinocultores, hoje o encontro já conta com mais de 160 produtores da região, que foi escolhida pela grande concentração de produção de suínos. Para o secretário, é responsabilidade da associação estadual levar aos produtores o que há de mais moderno em tecnologia e técnicas de manejo, além de informações sobre mercado e marketing da carne suína. “Em todos os eventos realizamos também a reunião com os associados, onde apresentamos as ações da entidade e também identificamos e solucionamos problemas. A ACRISMAT acredita que esse contato direto com o produtor é essencial para conseguirmos atuar cada vez mais próximos, diante de um único objetivo”.

A associação prevê mais dois eventos para 2010. O primeiro será o ciclo de palestras na Exposição Agropecuária de Lucas do Rio Verde, que reunirá produtores da região médio-norte do estado e acontece no mês de agosto. Outra realização da associação será um encontro na região de Rondonópolis.