Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 16 de março de 2023, 4h33

Agroceres PIC inaugura o maior Núcleo Genético da América Latina 

Com integração internacional, a unidade Gênesis estabelece um novo modelo de melhoramento genético de suínos no Brasil, posicionando o país como produtor e exportador de material genético

A Agroceres Pic, empresa parceira da ABCS e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) por meio do programa Empresa Amiga da Suinocultura, inaugurou na última sexta-feira (10), o maior Núcleo Genético da América Latina. O Núcleo Gênesis, que fica em Paranavaí (PR), é um dos mais avançados do mundo, com integração internacional, referência em biossegurança, instalações, ambiência e bem-estar animal, a unidade estabelece um novo modelo de melhoramento genético de suínos no Brasil. Segundo a Agroceres, a unidade foi construída também para funcionar como um vetor de transformação e modernização da suinocultura brasileira, pois muitos dos conceitos utilizados na unidade poderão ser replicados pelos produtores brasileiros. O presidente do Grupo Agroceres, Marcelo Araújo Ribeiral, explicou durante o evento de lançamento que esse investimento demonstra a confiança do Grupo na suinocultura brasileira. 

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, esteve presente no evento de inauguração e conferiu de perto toda a estrutura. “O Núcleo traz uma uma preocupação com a biosseguridade, sustentabilidade, bem-estar animal e humano. Atende conceitos de bem-estar como exigidos na IN 113 publicada pelo MAPA, como por exemplo a gestação coletiva, enriquecimento ambiental em todas as fases de produção, climatização para conforto térmico e ventilação adequada. Possui também sistema de alimentação em minibox, sistema de limpeza automatizado, instalações fáceis, monitoradas, possui corredores e estrutura que facilitam a inspeção diária dos funcionários com relação aos animais, faz gestão de efluentes, utiliza biodigestor e conta também com barreiras físicas ao redor das instalações, como árvores que evitam a entrada de patógenos”, explica. 

Com investimento de R$ 332 milhões e 70 mil m² de área construída, a unidade conta com 22 galpões e possui capacidade para alojar 3.600 fêmeas elite. O Núcleo Genético é também a primeira unidade para produção de reprodutores elite no Brasil, isso significa que a Gênesis não apenas torna o Brasil gerador e exportador de material genético de suínos, como assegura autossuficiência e autonomia genética aos produtores, cooperativas e agroindústrias brasileiras. “O Núcleo Genético Gênesis estabelece um novo paradigma no trabalho de melhoramento genético no Brasil e posiciona o país como um dos centros globais de desenvolvimento genético de suínos”, explica Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC. “Com uma estrutura robusta, alta tecnologia e valendo-se de modernos conceitos produtivos, a Gênesis será responsável pela produção de reprodutores e fêmeas de altíssimo valor genético, para o Brasil e o mundo”. 

Diferenciais Tecnológicos do Núcleo Genético Gênesis

  • Integração genética internacional
  • Padrão construtivo inovador
  • Galpões maiores, mais largos e 100% climatizados
  • Biossegurança absoluta
  • Processo de produção em fluxo único, com isolamento e equipes dedicadas por setor
  • Automação inteligente de manejos
  • Sistema eletrônico para controle diário de desempenho
  • Robô higienizador
  • Enriquecimento ambiental para elevar o bem-estar dos animais
  • Sistema dedicado de limpeza, desinfecção e secagem de veículos – TADD
  • Alta performance ambiental e autossuficiência energética