Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: terça-feira, 2 de agosto de 2022, 3h21

AGS promove capacitação para merendeiras escolares de Morrinhos (GO)

A Associação estadual fomentará o treinamento em 20 municípios para promover a inserção da carne suína no cardápio de escola públicas de Goiás

A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec-Goiás) e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), promovem uma série de capacitações para merendeiras da rede pública de educação do estado de Goiás. A estreia da capacitação foi no município de Morrinhos, no dia 1º de agosto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Morrinhos (SEMED), a Prefeitura Municipal de Morrinhos e os frigoríficos Bomfrigo e Frigo Suíno, na qual ensinaram a mais de 50 merendeiras diversas receitas com a proteína.

O projeto, que será levado para mais de 20 municípios goianos, tem como objetivo apresentar os novos moldes da carne suína, enfatizar sua utilização prática, desmitificar o consumo e apresentar os vários nichos da merenda escolar com novos cortes, receitas e formas de preparo. A iniciativa, além de ser uma campanha de promoção da carne suína, é um processo de reestruturação e comercialização da proteína para que ela seja inserida no cardápio escolar. A capacitação é voltada para merendeiras, auxiliares e qualquer um interessado em saber mais sobre a prática do uso da carne suína na merenda escolar.

Crenilda Neves, gestora da AGS, falou da importância deste trabalho. “Acreditamos muito nessa ação porque vemos os benefícios que ela pode trazer para o consumo da carne suína nos municípios, principalmente na merenda escolar. Temos trabalhado desde 2002 com a capacitação de merendeiras para a inserção da proteína na merenda e hoje vemos como isso impacta de forma positiva a cadeia e a comunidade.” 

A AGS já promoveu reuniões neste ano com as prefeituras de: Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Varjão, Morrinhos, Rio Verde, Cachoeira Alta, Jataí, Palmeiras de Goiás, Mairipotaba, São Luís de Montes Belos, Mineiros, Aragoiânia, Guapó,    Piracanjuba e Caldas Novas. A expectativa é começar a implementar a carne suína na merenda de alguns municípios ainda no segundo semestre de 2022.

É dada a largada

A ação teve início no município de Morrinhos (GO), na Escola Municipal Celestino Filho, na última segunda-feira (1), que já passa a ofertar carne suína na merenda a partir desta terça-feira (2), dia em que os alunos retornam das férias escolares. A capacitação contou com a colaboração do chef de cozinha e consultor da ABCS e AGS, André Rabelo, e da nutricionista Gleiva Staciarini, que falaram sobre o preparo e a saudabilidade da carne suína. “Essa é uma oportunidade, uma versatilidade para vocês em termos de receitas. Nosso objetivo é conversar sobre o mundo da carne suína, como os suínos são criados hoje. Estamos com uma nutricionista para desmistificar a proteína que é muito bem produzida. Também trouxemos um chefe para mostrar que a carne suína é muito fácil de preparar”, explicou Rayza Machado, gerente de projetos da ABCS, na abertura da ação.

A Secretária de Educação do Município de Morrinhos,  Rosilda Moreira da Silva, também conversou com os presentes. “É uma carne gostosa, saborosa, sabemos que nossos alunos terão uma boa alimentação. Nós temos aquela impressão errônea que a carne de porco não era boa para a saúde, mas sabemos que não é verdade”. A nutricionista Gleiva Staciarini frisou os benefícios da carne suína. “A carne suína é rica em ferro e zinco que favorecem o nosso sistema imunológico. Como estamos falando em merenda escolar, é muito importante saber que a carne suína contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, melhora o seu aprendizado e também o seu nível de concentração.”  

O chef André Rabelo mostrou-se feliz com a aceitação da proteína junto às merendeiras de Morrinhos, que podem otimizar as receitas de acordo com os ingredientes disponíveis no dia, e visualiza sucesso entre os alunos. “Isso é um sonho, é uma realização, uma carne tão saudável, tão versátil. Eu vim aqui justamente trazer isso, as possibilidades que a carne suína pode nos dar, fazendo escondidinho, carne moída, almôndega, os pratos simples do dia a dia para a criança não se assustar com os preparos mais diferenciados. Todo aquele preparo que temos com a carne bovina, estou trazendo com a carne suína dando um milhão de possibilidades, trazendo alegria para essa criançada aqui de Morrinhos” explicou.

Participantes elogiam a ação 

A nutricionista da prefeitura de Morrinhos Viviane Oliveira contou que a ação foi muito importante e reafirmou a pauta. “Foi de grande valia porque nós estamos introduzindo, graças ao projeto, a carne suína no nosso cardápio. E agora com essas opções que temos de receitas eu tenho certeza que a aceitação dos meninos vai ser excelente”. A secretária e coordenadora da merenda da escola municipal Padre Gisley, Bianca Silva Costa, falou sobre todas as informações dadas na capacitação. “Descobri bastante sobre a carne suína. Já sou acostumada com a proteína, gosto bastante, mas aprendi muitas receitas, que é muito boa para a saúde e combate muitas doenças, um curso muito interessante.”

Ao final, os participantes puderam experimentar todos os pratos feitos por André Rabelo durante a palestra. Veja o cardápio ensinado pelo chef de cozinha da ABCS:

  • Risoto de Carne Suína
  • Strogonoff de Carne Suína                 
  • Almôndegas de Carne Suína ao Molho
  • Picadinho De Carne Suína ao Molho Branco
  • Bolonhesa De Carne Suína
  • Salada Com Tiras de Lombo Suíno Com Macarrão Penne
  • Cozido De Lombo Com Milho
  • Mini Sanduíche de carne suína
  • Cubos suínos com Legumes