Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, 9h17

Alagoas tem recorde de imunização ao vacinar  mais de 147 mil suínos na 5ª e última etapa de vacinação contra PSC 

A iniciativa ocorreu de outubro a dezembro/23 e gerou benefícios para mais de 5 mil suinocultores alagoanos, prevenindo a disseminação da doença e assegurando a saúde dos animais, promovendo o aprimoramento da suinocultura brasileira e o desenvolvimento do segmento no Nordeste

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Governo do Estado (Seagri/Adeal), da iniciativa privada, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), realizou a 5ª e última etapa de vacinação contra a peste suína clássica (PSC) em Alagoas. A iniciativa, que ocorreu entre 31 de outubro a  31 de dezembro de 2023, teve recorde de vacinação, alcançando os principais municípios alagoanos. Com os recursos obtidos através de doações, foram contratados 81 vacinadores, que levaram a vacina (Pest-Vac, Zoetis) de forma gratuita às 5 mil propriedades alagoanas, imunizando 147.040 suínos. 

Por meio da vacinação, se protege os animais, quebrando o ciclo da doença e eliminando a circulação viral, e assim, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da suinocultura nacional e a futura expansão da Zona Livre de PSC (ZL). Além de imunizar todos os suínos no estado, visando resguardar a saúde do rebanho alagoano, evitando novos casos da doença.

5ª etapa da campanha de vacinação contra a PSC em Alagoas. (ABCS, 2024)

Entenda a doença

A Peste Suína Clássica (PSC) pode acarretar uma série de problemas na saúde do rebanho e com significativos impactos socioeconômicos. A alta taxa de disseminação da doença entre os suínos e a necessidade de realizar o sacrifício de todos os animais acometidos resultam em perdas e impactam diretamente os produtores. Isso devido às dificuldades financeiras geradas pela redução nas vendas e ao aumento dos custos associados às medidas de controle e prevenção. Além disso, em relação ao mercado internacional, gera questionamentos por parte de países importadores de carne suína, que frequentemente ocorrem por parte Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) quando há notificação de focos da doença. 

A PSC é uma doença de notificação obrigatória, caracterizada por sua capacidade de disseminação e gravidade, apresentando alto grau de contágio entre os suínos e sem tratamento. A transmissão da PSC se dá por:

  • Via oral, oronasal, por contágio próximo, indireto e transplacentária; 
  • Contato direto entre animais (secreções, excreções, sêmen, sangue); 
  • Disseminação através visitantes, médicos veterinários, comerciantes e profissionais que prestam serviços e comercializam materiais em granjas; 
  • Contágio indireto com instalações, implementos, veículos, roupas, instrumentos, agulhas, insetos.

Fonte: ABCS, 2020

Próximos passos para Alagoas

Com a conclusão da 5ª e última etapa da campanha de vacinação em Alagoas, o estado para de vacinar, intensifica as medidas de vigilância e posteriormente são realizadas pesquisas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) para verificar a presença ou ausência da circulação viral da doença.  

Parceria

A campanha de vacinação é resultado da cooperação público-privada que envolve diversas instituições do Setor Suinícola (ABCS, MAPA, ABPA, IICA e CNA), as quais uniram esforços junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (SEAGRI), e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL). O sucesso da campanha de vacinação e suas etapas é fruto da cooperação e responsabilidade compartilhada, refletindo a importância do trabalho em equipe na defesa da saúde animal e no fortalecimento da suinocultura brasileira.