Voltar Publicado em: segunda-feira, 26 de setembro de 2022, 5h15
Aprimoramento e expansão da cadeia da suinocultura ganham destaque no Globo Rural
Em reportagem exibida pela Rede Globo, o programa mostrou de perto o trabalho em cadeia feito pela ABCS, o investimento do setor com a produção, na qualidade do produto e a conquista do mercado gourmet
A carne suína ocupou um lugar de destaque no Globo Rural, exibido no último domingo (25) na Rede Globo e contou com o apoio da ABCS na elaboração da pauta. Com uma reportagem especial de quase 20 minutos, a matéria aborda todo o caminho percorrido pela carne suína até chegar à mesa do consumidor, visitando granjas, conhecendo os processos de produção, nutrição animal e o desenvolvimento genético entre as raças de animais mais utilizadas hoje: landrace e duroc, que resultam no melhor produto. A primeira parada da equipe é em Boituva (SP), no Cowpig, contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e parceiro da ABCS, que possui fazenda e frigorífico especializado na produção de cortes suínos especiais como a picanha, filé mignon, carré francês e embutidos diversos.
O suinocultor e proprietário da Cowpig, Ovídio Sebastiane, contou em entrevista que fundou a granja em 80 e evoluiu o modelo de negócio, deixando de vender carcaças inteiras para cortes especiais, que se destacam não pelo preço baixo, mas pela qualidade. O modelo deu certo e posteriormente foi criada uma casa de carnes para a comercialização desses produtos já temperados, contou o diretor executivo da Cowpig, Renato Sebastian. Hoje as peças abastecem varejos e restaurantes especializados em todo o país. Em 5 anos, a empresa registrou uma alta de 30% na venda dos cortes suínos, número que sobe junto com o aumento do consumo no país, de 14,47 kg em 2015, para 18,10kg em 2021.
A matéria destaca as razões para este excelente desempenho, que se relacionam ao baixo preço do suíno em relação ao boi, e também ao trabalho de educação realizado pela ABCS através de campanhas de valorização, estimulando novas formas de apresentação dos cortes, conquistando a atenção dos consumidores. O especial do Globo Rural exibiu aos telespectadores materiais desenvolvidos pela associação, com focos voltados a diferentes públicos e linguagens, levando de forma informativa e efetiva conhecimento sobre a proteína, desmistificando informações errôneas e mostrando diferentes formas de preparo.
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, é um orgulho fazer parte da construção de uma suinocultura tão desenvolvida, bem preparada e com responsabilidade familiar. “Temos trabalhado por esses resultados junto de toda a cadeia e em prol de todos os elos. Atuamos desde a biosseguridade das granjas, sanidade do rebanho, nutrição animal, conquista de novos mercados e qualidade genética até a tradução de tudo isso em uma comunicação assertiva para os consumidores através de campanhas de incentivo ao consumo junto do varejo, como a Semana Nacional da Carne Suína. Também estivemos atentos ao identificar as demandas dos consumidores, trazendo uma maior diversidade de cortes, porções menores, melhorando a apresentação e educando açougueiros, varejistas e consumidores sobre todo o universo da carne suína.”
Em Jambeiro (SP), a reportagem visitou os negócios da família Brunelli, tradicionais produtores paulistas e parceiros da ABCS através da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS). Sandra Brunelli, vice-presidente da APCS, é também suinocultura e sócia da Fazenda Brasil, e hoje fornece animais para sua filha, Flávia Brunelli, dona da casa de carnes Del Veneto, que abastece restaurantes de forma personalizada com mais de 50 produtos suínos, entre cortes in natura, embutidos, presuntos defumados e banha suína natural. Para ela, este é um universo a ser explorado “O Brasil ainda tem muito a conhecer sobre o potencial do suíno”.
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Além disso, a matéria trouxe também o papel desempenhado pelos restaurantes especializados em carne suína na popularização do produto, e para isso foi até o centro de São Paulo, na Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaína Rueda, que tem reconhecimento internacional como o 7° melhor restaurante do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants. Além de um cardápio de excelência, o empreendimento tem como diferencial utilizar animais caipiras oriundos de cruzamentos de raças nacionais, e que possuem uma alimentação diferenciada, além de serem criados um método chamado Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), desenvolvido pela Embrapa.