Voltar Publicado em: quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, 4h23
ASEMG e UFMG lançam Censo da Suinocultura Mineira para fortalecer o setor produtivo
A iniciativa oferece um retrato detalhado e anual do setor no estado, fornecendo subsídios para políticas públicas e auxiliando no desenvolvimento sustentável e na competitividade dos suinocultores mineiros
A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), em parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG) lançou na última quinta-feira (28), o Censo da Suinocultura Mineira, no YouTube da Associação, transmitido durante o evento V Work Pork Suinco. A iniciativa tem como objetivo oferecer um retrato detalhado e anual do setor produtivo de suínos em Minas Gerais, auxiliando no desenvolvimento sustentável, na competitividade dos suinocultores mineiros no mercado nacional e internacional, e no fornecimento de subsídios para políticas públicas.
De acordo com Bianca Costa, Gerente Executiva da ASEMG, a coleta de dados precisos é essencial para guiar o setor rumo a um futuro próspero. “Acreditamos que a tomada de decisão baseada em informações confiáveis é o único caminho para o desenvolvimento do setor. Por isso, empregamos grandes esforços para que este censo fosse entregue à cadeia produtiva e à sociedade como um todo”, afirmou. O censo tem como finalidade subsidiar ações mais assertivas por parte de entidades de classe, cooperativas, pesquisadores e produtores. Dessa forma, o setor poderá se planejar melhor, fortalecendo sua posição como uma das atividades econômicas mais relevantes de Minas Gerais.
Assista o lançamento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HFf8lMF4APE
Até então, os últimos dados oficiais sobre a cadeia suinícola de Minas Gerais eram de 2016. A ausência de informações atualizadas dificultava a formulação de políticas públicas e ações estratégicas. Diante deste cenário, a ASEMG e EV-UFMG realizaram um trabalho minucioso de busca e análise de dados, a partir do Cadastro de Produtores e do Guia de Trânsito Animal (GTA), geridos pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para a criação de uma plataforma interativa de livre acesso, que apresenta o cenário atual da suinocultura mineira. O estudo seguiu as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os dados foram tratados de forma anônima e agregada, garantindo o sigilo das informações dos produtores.
Os resultados do censo já estão disponíveis no site da ASEMG, proporcionando a toda a comunidade o acesso a um panorama detalhado da cadeia produtiva de suínos no estado. Com esta iniciativa, a ASEMG reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável da suinocultura mineira, fortalecendo o setor e garantindo um futuro promissor para os produtores e toda a cadeia produtiva.
Acesse o censo aqui: https://www.asemg.com.br/censo/