Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

Voltar Publicado em: quinta-feira, 25 de novembro de 2021, 5h27

Berço da suinocultura brasileira, a sede da ABCS em Estrela (RS) é reinaugurada

A casa que abriga o Setor de Registro Genealógico de Suínos passou por uma modernização para aprimorar ainda mais os serviços prestados aos suinocultores

A história da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) é marcada pelo propósito em prol da suinocultura brasileira. Essa trajetória, com 66 anos, começou em Estrela, no Rio Grande do Sul, onde sustenta uma das bases de trabalho essenciais de toda a cadeia produtiva, o Setor de Registro Genealógico de Suínos (SRGS), responsável por atestar, de acordo com a atribuição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a procedência de criação genética, identificando os animais,  comprovando sua composição racial e desempenho reprodutivo, além de garantir o cumprimento da inspeção zootécnica e sanitária obrigatória. 

Sede da ABCS, o espaço localizado no centro de Estrela passou por uma reforma que teve início no começo deste ano, com objetivo de modernizar as instalações, dando mais conforto aos colaboradores e otimizando o trabalho desempenhado pelo SRGS. A obra contemplou a troca de toda a estrutura do telhado, forro e novas luminárias, revitalização do sistema de escoamento geral, cozinha, banheiros e lavanderia. Troca de todas as esquadrias, rodapés e soleiras, separação da sala de reuniões, criação de uma sala de arquivo, estacionamento e novo letreiro, Troca da rede elétrica e lógica, revitalização de paredes internas e externas, e calçada em volta do prédio. Esta foi a primeira reforma do espaço desde 1966, quando a prefeitura de Estrela cedeu o local para o uso da ABCS.  “Para nós que acompanhamos a obra de perto, etapa por etapa, ver a ABCS toda revitalizada é muito gratificante. Estamos muito felizes em poder trabalhar no novo ambiente, pois essa reforma é muito importante para a continuação do trabalho do SRGS”, explica a assistente administrativa da ABCS, Karla Reckziegel.

A reinauguração do espaço aconteceu nesta quinta-feira (25), de forma híbrida, e contou com a presença do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, junto dos presidentes das associações afiliadas, Valdecir Folador, da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), José Dariva, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Itamar Canossa, presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT) e Alessandro Boigues, da Associação Sul Motogrossense de Suinocultores (ASUMAS). Com a palavra, Marcelo Lopes abriu a cerimônia celebrando mais essa conquista e resgatando a memória dessa trajetória. “Estamos na casa do suinocultor brasileira, que já foi palco de inúmeras conquistas. Toda a história da suinocultura brasileira passa por aqui, se hoje somos o 4° maior produtor e exportador do mundo devemos a pessoas muito competentes que começaram esse trabalho aqui mesmo em Estrela.” Marcelo aproveitou também para agradecer a todos os presentes, incluindo o prefeito da cidade, Elmar Schneider, a Superintendente do MAPA no Rio Grande do Sul, Helena Pan Ruggeri e o ex presidente da ABCS, que encabeçou o melhoramento genético no Brasil, José Adão Braun.