Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 6 de março de 2023, 2h21

Capacitação para merendeiras incentiva o consumo de carne suína nas escolas em Goiás

Projeto da AGS completa 20 anos em 2023 e ensina receitas para responsáveis pelo cardápio escolar

Quase 15 mil estudantes goianos passaram a consumir a carne suína através da merenda escolar em 7 municípios em 2022, após a Associação Goiana de Suinocultura (AGS) ministrar um curso de capacitação para merendeiras. O projeto completa 20 anos em 2023, quando a capacitação começou nas cidades de Rio Verde e Goiânia. A iniciativa goiana é um case de sucesso para o Sistema ABCS e contribui para nortear a criação de uma cartilha de receitas de carne suína para a merenda escolar, que está sendo elaborada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano.

O Curso de Capacitação da Carne Suína na Merenda Escolar de Goiás passou, no ano passado, pelas cidades de Mairipotaba, Varjão, Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Ceres, Carmo do Rio Verde, São Luís de Montes Belos, entre outros municípios. “Praticamente todas as cidades passaram a adotar a carne suína na merenda, em uma ou duas vezes na semana. Entre as peças mais consumidas estão o lombo e pernil”, explica a secretária-executiva da AGS, Crenilda Neves.

O projeto leva um nutricionista e um chef de cozinha aos municípios goianos para capacitar as merendeiras. “Temos essa ação há 20 anos em Goiás. Nossa nutricionista fica responsável por ministrar uma palestra sobre a importância da carne na alimentação das crianças e adolescentes e mostrar que a carne é saudável. Já nossos chefs ficam por conta de uma aula-show, que ensina novos cortes e receitas fáceis de replicar no dia a dia das escolas”, conta Crenilda. Para realizar o projeto, a associação recebe doações de carne de filiados e frigoríficos parceiros. Crenilda lembra que a AGS tem outros três projetos em parceria com as secretarias municipais de Educação. 

Vendas e consumo

Entre os objetivos da AGS, que representa os criadores de suínos independentes, está ampliar o consumo da carne e, consequentemente, aumentar as vendas nas localidades. “Mostramos às autoridades dos municípios que a carne suína é mais saudável, além de ser mais barata em relação à carne bovina, por exemplo, o que ajuda nos gastos com a merenda escolar. O consumo nas escolas acabam afetando as vendas nos supermercados e açougues dessas regiões. Toda a cadeia da suinocultura ganha”. Neste ano, a AGS já levou o curso para mais 5 cidades e algumas deverão incluir a carne suína no cardápio escolar ainda neste primeiro semestre.

Em janeiro, o curso passou pelas cidades de Faina, Padre Bernardo, Trindade, Bela Vista de Goiás e Cachoeira Alta. Estas duas últimas já ofertam a proteína no cardápio escolar e aproveitaram o projeto para capacitar as merendeiras com novos cortes e receitas. Em março, a AGS deve levar o workshop para cidade turística de Caldas Novas, que possui mais de 11 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, além de Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade de Goiás, e a capital, Goiânia.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, elogia a iniciativa da AGS e reforça a importância de trabalhar para a inclusão da proteína suína na alimentação disponibilizada pelo ensino público. “É um trabalho brilhantemente realizado pela nossa associação parceira em Goiás e queremos contribuir para esse propósito. Estamos elaborando uma cartilha inédita de receitas de carne suína para a merenda escolar que somará às ações já realizadas no estado e também em todo o Brasil, aumentando o consumo de carne suína e beneficiando toda a nossa cadeia”. 

Cartilha de carne suína na alimentação escolar

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), está produzindo e lançará no primeiro semestre de 2023 uma nova cartilha de receitas de carne suína na alimentação escolar. A AGS, pioneira e atuante na área,  está contribuindo amplamente com informações para a produção do material que incentivará a adoção da proteína nas merendas escolares pelo Brasil. 

O objetivo do material é ser uma fonte de informações e receitas com carne suína baseadas nas orientações nutricionais determinadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e mostrar a merendeiras e nutricionistas dos estados e municípios os benefícios da carne suína para crianças e adolescentes. Essa ação vai impactar os mercados locais com o aumento do consumo e criar a cultura de comer carne suína desde cedo na população brasileira.