Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, 3h29

Carne suína, a maior aliada da lista de metas para 2023!

Sabe a lista que todo mundo faz para cumprir no ano que se aproxima? Confira como a proteína suína é a melhor parceira na realização dos objetivos

Ano novo, vida nova. Quem nunca fez uma lista de coisas para realizar no ano que se aproxima? Quase sempre o item ‘cuidar da saúde’ aparece nessas metas, mas sempre acaba sendo jogado de escanteio. Pensando em ajudar a não desistir dos objetivos, a Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS) traz dicas para ajudar a ter um 2023 mais saudável e equilibrado, e o melhor: com carne suína. 

A proteína suína tem diversas vantagens, como: alimentação saudável, facilidade de preparo, baixa caloria, congelamento e custo benefício. Neste boletim, iremos te informar como ela se enquadra em todos os itens acima. Tudo isso para ajudar e incentivar que a sua listinha de metas para este ano renda frutos e não acabe adiada para 2024. 

“A carne suína é perfeita para ajudar no cumprimento das metas de começo de ano. Além do preço estar vantajoso, ela é rica em proteína de alto valor biológico, minerais como ferro e zinco e é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B. Trata-se de uma carne  extremamente saborosa e suculenta. É uma opção muito prática de preparar, o que auxilia muito no dia a dia, já que estamos com cada vez mais tarefas. Ou seja, o melhor para o bolso e um ingrediente delicioso na sua dieta e rotina!”, afirma Thaliane Dias, nutricionista consultora da ABCS.

Aliada da saúde e custo-benefício

A carne suína é uma grande aliada da nossa saúde e ajuda no equilíbrio da dieta. Os suínos possuem diversos cortes magros, que contém poucas calorias e muita proteína, se tornando um aliado indispensável da boa alimentação. Uma prova é o nível de calorias e proteínas presentes no lombo em comparação ao peito de frango. Além de ter cortes saudáveis com alto nível nutricional e baixas calorias, a carne suína também é mais barata comparada ao frango e à carne bovina, por isso se encaixa muito bem no quesito custo benefício! Um item indispensável para quem quer começar uma dieta ou começar um estilo de vida saudável sem pesar no bolso. 

Diversidade e facilidade na cozinha

A proteína suína também tem diversos cortes magros, além do lombo, como por exemplo, o filé mignon, pernil e a bisteca. O motivo de ter uma variedade de cortes saudáveis se deve à produção dos suínos, que permite que a gordura seja extramuscular, permitindo sua retirada. Outro fator positivo da carne suína é a facilidade de preparo. Não é preciso torrar os cortes, isso faz com que a suculência e o sabor sejam perdidos. Atualmente a produção visa a segurança alimentar do consumidor e por isso comer a proteína ao ponto ou mal passada é seguro e permite saborear uma carne macia e suculenta com pouco tempo de cocção. 

Ideal para sua marmita!

A carne suína também é ideal para aqueles que levam marmita para o trabalho e seguindo as dicas, o congelamento da proteína não será uma preocupação. Para a carne in natura comprada no mercado, recomendamos levar um isopor no carro, deixar para escolher a proteína por último para não ficar muito tempo no carrinho. Ao chegar em casa, caso queira resfriar, não precisa tirar das embalagens, basta colocar na prateleira mais alta da geladeira e consumir dentro de 72 horas. Se for congelar, cheque a embalagem, se estiver íntegra, basta refrigerar na temperatura de 4C° ou inferior em até cinco dias. Para reaproveitar, use sacos plásticos ou vasilhas adequadas ao congelamento. Em caso de sacos plásticos, retire o ar do pacote o máximo possível para evitar alterações sensoriais na carne.