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Voltar Publicado em: terça-feira, 20 de setembro de 2016, 11h54

Carne suína é protagonista de 80 oficinas Pitadas ao Vivo na bandeira Pão de Açúcar

Carne suína é protagonista de 80 oficinas Pitadas ao Vivo na bandeira Pão de Açúcar

A proteína foi tema de oficinas realizadas em 16 lojas em todo país no último sábado, capacitando mais de 1200 clientes

A versatilidade da carne suína foi destaque em 16 lojas da bandeira Pão de Açúcar, do GPA, no último sábado (17). Protagonista de 80 oficinas Pitadas ao Vivo, a proteína conquistou cerca de 1.200 clientes em lojas distribuídas nos estados de São Paulo, Goiás, Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que se surpreenderam com a maciez e sabor da picanha suína grelhada acompanhada de chips de batata baroa.

O projeto “Pitadas ao Vivo” leva às lojas da rede o conteúdo da revista semanal do Pão de Açúcar – a Pitadas –. Nesta semana, o tema é a carne suína, visando endossar a 4ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) e aumentar o consumo da proteína por meio de atividades que apresentem receitas atrativas aos clientes da bandeira. A SNCS é resultado da bem-sucedida parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o GPA, maior rede de varejo da América Latina.

Com cinco oficinas por loja durante todo o sábado, os chefs mostraram a facilidade de preparar a picanha suína grelhada, que teve como tempero apenas sal, pimenta do reino e azeite, realçando ainda mais o sabor único da carne suína e surpreendendo os clientes (confira a receita clicando aqui). Em um dos pontos de destaque das oficinas, foi reforçada a qualidade da proteína e ensinado que ela pode ser consumida até mesmo malpassada. Dicas de como selar a carne para garantir a suculência e sabor também foram pontuadas durante as sessões.

A cliente Renata Portuguesa disse que já consumia carne suína e tinha ciência da sua saudabilidade, mas afirmou que o preparo sempre foi a sua grande dúvida. “Sempre fiz em casa, mas grelhava demais e não conseguia este ponto macio que provei hoje. Com certeza este Pitadas ao Vivo transformou a minha maneira de preparar carne suína”, afirma. Já a tradutora Giovana Bresser contou que já consumia lombo e pernil, mas que ainda não conhecia a picanha suína. “Experimentei hoje e adorei. Vamos inclusive comprar o corte para preparar a receita no nosso almoço de domingo”.

Além de apresentar novas formas de preparo e cortes, as oficinas também ajudaram a quebrar antigos mitos sobre a carne suína para alguns clientes. É o caso da dona de casa Iolanda Diniz, que até então não preparava carne suína no dia a dia por achar que ela não era segura e nem saudável. “Eu tinha certo preconceito, coisa de cultura mesmo que a gente traz com a gente, mas fiquei encantada com as informações que recebi hoje e vou inserir na alimentação da minha família”, comenta.

O gerente comercial do GPA, David Buarque, explica que o Pitadas ao Vivo tem como objetivo aproximar ainda mais a rede dos seus clientes por meio da gastronomia, que já faz parte do DNA do Pão de Açúcar. “As oficinas têm um importante papel de fornecer informação para o consumidor acerca de como inserir a carne suína nos hábitos alimentares e de incentivar a experimentação. É também uma excelente oportunidade para descontruir os mitos relacionados a proteína”, explicou.

Este viés educativo do Pitadas ao Vivo é um dos pilares do trabalho da ABCS para impulsionar o consumo da carne suína no país e tem ganhado cada vez mais destaque na Semana Nacional da Carne Suína. A coordenadora de marketing da entidade, Lívia Machado, falou sobre a importância de sempre aliar ações de gastronomia com informações sobre a proteína. “A educação é um dos principais focos da Semana Nacional e temos conquistado cada vez mais consumidores. O Pitadas ao Vivo é uma ferramenta poderosa de informação. Só em dia, realizamos 80 oficinas e sensibilizamos mais de mil clientes. Com certeza uma força-tarefa de grandes resultados”.

Além das 16 oficinas do Pitadas Ao Vivo, os clientes do Pão de Açúcar também podem aproveitar a edição especial Mais Carne Suína, que acontece em oito lojas selecionadas desde o dia 13 de setembro com a receita de penne integral com tiras de mignon suíno nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.

Fonte: ABCS