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Voltar Publicado em: quinta-feira, 31 de março de 2022, 10h02

Confira as tendências de gastronomia e comportamento que vão reinar em 2022

Este ano contará com a volta dos sabores tradicionais, apresentações cada vez mais criativas, foco em saúde, pratos instagramáveis, comércio rápido e os mais variados motivos para comemorar

Especialmente para as cadeias produtivas, para o varejo alimentício e para o food service, é imprescindível se manter atento as novas tendências gastronômicas, para entender e atender os anseios dos consumidores de maneira satisfatória. Por isso, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) preparou a segunda edição do boletim de tendências, desta vez focado em culinária e comportamento. Mas antes de mais nada, é importante entender um pouco mais do mindset deste consumidor.

Comportamento

As relações mudaram, assim como as formas de se perceber e se expressar. Em 2022 o consumidor estará em busca de formas mais saudáveis de encarar os próprios problemas e as questões que surgem em qualquer relacionamento. De acordo com o Pinterest, o interesse em “Dicas de casamento saudável” cresceu em 190%, seguido pelo termo “Estabelecendo limites saudáveis”, que aumentou em 170% e “Exercícios de terapia de casal”, 115%. Além disso, buscas por “Perguntas incômodas para fazer” e “Dinâmicas de amizade” quadriplicaram.

Outra tendência que se apresenta aliada a esse anseio por tranquilidade, conexão e bem-estar, é a integração da natureza aos ambientes. Soluções de arquitetura biofílica ganham cada vez mais espaço entre os millenials, que querem integrar o interior e o exterior da casa, quartos e escritórios. Além disso, a tendência é que a decoração e os ambientes das casas tenham foco em emoções específicas, como raiva e alegria, planejando ambientes da casa para diferentes emoções ou hobbies. Entre as tendências também estão quartos temáticos de música, livros, cristais e cômodos dedicados a massagens.

Além disso, em 2022, festas e comemorações estarão mais presentes. Pessoas de várias gerações buscam motivos para se reunir e comemorar, mesmo por motivos inusitados. De acordo com o Pinterest, o termo “festas de adoção de pets” cresceu em 85%, seguida por “festa de divórcio”, 55% e “festa de adoção”, 30%. Buscas por “bolo de fim de namoro” também dobraram. 

Gastronomia e consumo alimentar  

Culinária tradicional e cultural

No mundo da gastronomia, a comida raiz e a comida afetiva serão destaque. Diversos relatórios apontam que em vez de buscar receitas inovadoras, muita gente vai voltar à culinária tradicional em 2022, mas não estamos falando do básico do dia a dia, e sim da comida que marcou a história de diferentes países e povos. As histórias em torno de pratos emblemáticos de diversas culturas, especialmente aquelas até então esquecidas estarão em destaque através de cozinheiros que trarão à tona suas origens com receitas de família.

A comida brasileira foi incluída nessa tendência, ao lado da afro-americana, indiana, tailandesa, coreana e haitiana. Veja as tendências apontadas pelo Pinterest em 2022:  As buscas por receitas tradicionais da África do Sul cresceram em 150%, seguidas pelas receitas norueguesas tradicionais que cresceram em 120% e receitas filipinas autênticas que aumentaram em 35%. As buscas por comidas tradicionais russas também triplicaram, enquanto comidas tradicionais árabes dobraram.

Cachorro-quente coreano

Cachorros-quentes coreanos também estarão em alta. Os chamados K-Dogs são instagramáveis e prometem ser a sensação. O prato vem como uma salsicha espetada em palito, coberta com uma massa frita, que pode ser revestida com batatas fritas do lado de fora, macarrão crocante e até fatias de barriga suína ou salgadinhos triturados, abrindo uma oportunidade para que a carne suína ganhe mais presença nas redes sociais e mais espaço entre as gerações mais jovens.

Q-Commerce: Refeições rápidas, Delivery e Take Out

O Q-Commerce, ou quick commerce (comércio rápido) é a consolidação de tendências que já vinham sendo observadas e que ganharam força na pandemia, nesse período muitos chefs renomados tiveram que lançar pratos rápidos para se manterem, hambúrgueres, sorvetes e comida de rua foram as soluções encontradas. O sucesso foi tanto que alguns estabelecimentos mantiveram suas operações focadas apenas nisso, apresentando um nicho de inserção para a versatilidade e praticidade da carne suína. Também impulsionados pela pandemia, o delivery e o take out vieram para ficar, pois apelam para a praticidade e conforto dos consumidores, atuando em diversos ramos de negócio. Além disso, as plataformas de entrega acabam sendo uma vitrine para a divulgação de empresas e produtos.

Colaboração entre chefs

No mundo da gastronomia, a tendência de colaboração entre chefs vem ganhando força através de eventos que unem diferentes públicos, possibilitando um intercâmbio de experiências, técnicas e receitas, além de divulgar o trabalho de um chef, para o público do outro.

Pimenta na mesa e imunidade no prato

A consultoria Baum+Whiteman aponta os temperos apimentados estarão em alta em 2022, especialmente o chilli crunch, que mistura flocos de pimenta e alho, e pode conter açúcar, vinagre, sementes de gergelim, algas marinhas ou cogumelos secos, dando sabor a vários tipos de preparos, como pizza, massas e até sorvete. Já do ponto de vista funcional, a pandemia potencializou o foco na saúde física, e por isso o uso de ingredientes que são considerados aliados na imunidade devem continuar em alta, como gengibre, cúrcuma, alho, mel e muitos outros.

Mais criatividade

Os sabores podem até se manter tradicionais, mas em 2022 os formatos e as apresentações serão mais ousadas e criativas, com ideias que desafiam a gravidade. De acordo com o Pinterest, o termo de pesquisa “ideias de bolos que desafiam a gravidade”, cresceram em 70%, seguido por “Ideias de bolo 3D”, que cresceram em 60%, e ideias de “bolo decorado com bolhas” em +55%. Além disso, “bolos artísticos” foram pesquisados três vezes mais e “bolos inusitados” dobraram nas buscas. Essa tendência pode ser aproveitada também por outros seguimentos alimentícios que podem abusar da criatividade.

A volta do chá 

Tomar chá não é nenhuma novidade, mas em 2022 o chá vai se transformar em um estilo de vida. Além de protagonizar temas de festas e receitas, a ideia de relaxamento e estética do chá vem sendo tendência de pesquisa no Pinterest, além de buscas relacionadas a pratos que podem ser servidos para acompanhar e menus de degustação de chás, abrindo mais uma oportunidade de inserção para a carne suína, com formatos de lanches mais leves e menores. Veja as estatísticas de buscas relacionadas: “Comidinhas para o chá da tarde” quadriplicou, “Festa chá da tarde vintage cresceu em 70%, “Festa chá da tarde aesthetice “Pose tomando chá” dobraram.

Tendo em vista todas essas tendências, a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, explica que:

“Cada vez mais a relação com a comida torna afetiva. Celebrações se estendem a iniciar ou fechar ciclos da vida, e o bem-estar e imunidade são questões importantes na escolha de um alimento. Assim as empresas precisar estar conectadas a uma completa gestão de cadeia de valor para que desde a produção, o processamento e a venda do produto permitam a criação de storytelling, pois é assim que os consumidores esperam que elas se comuniquem com eles”, finaliza.

Boletim produzido com informações do Metrópoles e do relatório Pinterest Predicts 2022

https://www.metropoles.com/gastronomia/comer/quais-sao-as-tendencias-gastronomicas-de-2022

https://business.pinterest.com/pt-br/pinterest-predicts/