Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, 10h06

De olho no presente: fique por dentro das principais tendências para o ano de 2022

Descubra como está o perfil do seu consumidor, e veja as previsões para a comunicação e tecnologia, que podem, e vão influenciar o seu negócio com carne suína!

2022 já começou cheio de tendências que podem ser utilizadas para impulsionar o seu negócio, melhorar a sua comunicação, alcançar novos públicos e até te ajudar a prever os padrões de comportamento num futuro próximo, orientando o presente para uma estratégia mais assertiva e melhor relacionamento com o público. Antenada aos acontecimentos relevantes, e preocupada em transmitir essas novidades para a cadeia suinícola, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) separou as principais tendências que irão moldar o ano de 2022!

Mindset do consumidor

Talvez a mais importante tendência seja entender como está o estado mental, de espírito, buscas e anseios dos consumidores. Segundo Gabrielle Teco, CEO da Qura, especializada em curadoria de conteúdo para empresas e executivos, após quase dois anos de pandemia as pessoas aprenderam a gerir seu tempo, além de avaliar e reavaliar suas necessidades. Com isso, o comportamento de consumo de experiência mudou. As pessoas estão sendo mais seletivas e priorizando oportunidades de interação mais curtas e intensas. Elas estão também mais atentas ao bem-estar, a saúde mental, a se dedicar à família e aos projetos pessoais, o que impacta a forma de se fazer negócios e em como estreitar relacionamento com os clientes. Nesse contexto, a estratégia de conteúdo de marcas é extremamente relevante, e precisa trazer valor no dia a dia dos clientes, consumidores ou colaboradores. Perdem espaço os congressos para milhares de pessoas e ganham destaque experiências personalizadas e que agreguem valor, com o cliente no centro da ação e muito foco em conteúdo.

Na comunicação

Em 2022 a comunicação vem cheia de potencialidades. Para Martina Dapena Garay, líder regional na Another, agência regional independente de comunicação, em tempos de digitalização, será essencial facilitar o relacionamento entre todos, gerando confiança e fluidez, compreendendo a importância do bem-estar emocional para um melhor desempenho.

Em 2021, o uso de plataformas de streaming e as lives nas mídias sociais dispararam. Em 2022, essa tendência aumentará, integrando eventos digitais, podcasts e até mesmo media training. A chave aqui será conseguir maior interação com o público e um treinamento especial para os porta-vozes da marca.

Valor agregado, transparência e marketing sustentável

Para se manter relevante é crucial gerar confiança e identificação com os consumidores, por isso em 2022 será ainda mais importante comunicar valores fortes, autênticos e honestos. Marcas que são social e ambientalmente conscientes, e que são consistentes em suas mensagens vão gerar um impacto real e terão a confiança do público, atingindo consumidores que valorizam a honestidade acima de tudo. O planeta também é uma grande preocupação dos consumidores em 2022. As empresas cada vez mais precisam focar nos pilares ambientais, sociais e de governança, investindo em boas práticas e mudanças de hábitos.

De acordo com a Dentsu, uma multinacional japonesa de marketing, publicidade e soluções em dados e negócios,

59% dos consumidores em todo o mundo pretendem boicotar as marcas que não tomam medidas sobre as mudanças climáticas.

91% das pessoas querem que as marcas demonstrem que estão fazendo escolhas positivas sobre o planeta e o meio ambiente de forma mais transparente.

Há também um apoio quase unânime para que as empresas não só façam a coisa certa para o planeta, mas sejam exemplo.

Os meios de comunicação tradicionais ressurgem

Em 2022 uma das tendências é que as mídias tradicionais como jornais, TV e rádio ressurjam, fazendo parte das estratégias de comunicação que buscam mais credibilidade. Em tempos de incerteza, as pessoas tendem a recorrer ao tradicional, razão pela qual o uso desses meios de comunicação ganhará força, permitindo que as marcas se posicionem como especialistas em sua área e ganhem visibilidade.

A preferência pelo audiovisual

Já sabemos que os consumidores têm preferência por conteúdos audiovisuais em seus diversos formatos, porém do ponto de vista do marketing digital, o vídeo ganha destaque, pois tem o potencial de aumentar o gasto médio de tempo em uma página, direcionar o cliente para uma ação e simplificar a informação.

De acordo com a MarketingSherpa, as páginas de destino com vídeo têm 53% mais chances de aparecer entre os primeiros resultados das pesquisas.

A previsão é que em 2022, o vídeo represente 82% de todo o tráfego da internet, com usuários gastando mais de 100 minutos por dia assistindo a vídeos online. Vale destacar que a preferência do público será por vídeos curtos.

O imediatismo e o impacto das redes sociais serão fatores decisivos para que esse formato seja melhor recebido. Nesse cenário, plataformas como o TikTok e Instagram terão ainda mais força.

Novas plataformas

As maiores tendências de 2022 são a continuidade da expansão do TikTok, e a ascensão do Twitch.

Reunindo vídeos curtos e divertidos, o TikTok já superou o Facebook e o Instagram, é o canal ideal para quem busca autenticidade, visibilidade, descontração e criatividade. A plataforma impulsionou criadores de conteúdo e músicas que caem no gosto da audiência e disparam nas paradas e nas plataformas, como Spotify e Billboard. Para as marcas, é uma plataforma que se conecta com a tendência, onde os próprios consumidores criam conteúdos e podem impulsionar ou interagir com suas marcas favoritas. Já o Twitch, é uma plataforma para streaming que se popularizou no universo dos games. Apesar disso, a plataforma já deixou claro que não quer focar apenas neste assunto e deseja expandir seus horizontes para conteúdo de diversos nichos. Como o streaming deve ganhar cada vez mais força na internet, é interessante que as empresas aproveitem essa oportunidade para a realização de lives, webinars, apresentações, entrevistas e bate-papos que possam alavancar sua visibilidade direcionada para um público mais específico.

Conteúdo mais personalizado

Outra forte tendência é a personalização do conteúdo com base no comportamento do consumidor. Será fundamental conhecer bem o público alvo para poder oferecer o conteúdo personalizado, com foco na experiência do consumidor, para que ele se sinta único.

Influenciadores e influenciadores virtuais

Cada vez mais, as marcas contarão com influenciadores em suas estratégias, combinadas com sua própria comunicação para alcançar novos públicos. Além disso, em 2022 haverá um amadurecimento dos influenciadores virtuais, personagens desenvolvidos por meio de computação gráfica, e em alguns casos com tecnologia de inteligência artificial, que estão ganhando cada vez mais destaque na internet, sendo gerenciados principalmente por marcas e agências, a exemplo da Satiko, um avatar da apresentadora Sabrina Sato que já alcançou mais de 20 mil seguidores no Instagram, a Lu do Magazine Luiza, e o personagem Baianinho da Casas Bahia.

Maior presença no WhatsApp

Por facilitar o contato com o consumidor, ser uma boa ferramenta para prospectar clientes e garantir que eles tenham suas solicitações atendidas, a comunicação via WhatsApp vai continuar ganhando força na comunicação. Por esse motivo, em 2022 as estratégias de marketing precisam incluir a comunicação com o cliente via WhatsApp. A ABCS já utiliza esse meio para facilitar o contato com associados e contribuintes do FNDS.

Metacommerce

Unindo o avanço da tecnologia ao desejo de incrementar a experiência de compra dos consumidores, nasce a aposta do metacommerce, um espaço virtual coletivo e hiperrealista, em que as pessoas conversam, jogam, assistem a shows e fazem compras, seja com moeda digital ou real, através de avatares delas mesmas. A ideia é que usando seu avatar, as pessoas possam fazer um pedido num fast-food instalado na arena do show virtual e receber seu lanche em casa, por exemplo.

O modelo já utilizado em games ganhou força a partir da metade do ano passado, depois que o Facebook anunciou foco total no metaverso, e a partir da acelerada entrada de novos usuários em ambientes 3D, em salas de jogos e em redes sociais. Segundo consultores da Global Accenture, o formato atual de venda online precisa se adaptar às gerações Z e Alpha, consumidores com menos de 25 anos que buscam comprar se divertindo, que já abraçaram a realidade aumentada e que procuram apps de compra antes de pensar no comércio físico.

A discussão hoje está em como estruturar esse modelo complexo. A expectativa é que com um formato rentável, as vendas digitais pelas plataformas 3D podem adicionar 10% às receitas das marcas de luxo até 2030, atingindo 50 bilhões de euros. Já existe uma movimentação das marcas em relação a este universo, o Carrefour, maior grupo de varejo alimentício do Brasil, vem promovendo a sua loja ecológica de produtos saudáveis no jogo Fortnite há cinco meses. Nela, jogadores podem se curar com vegetais e frutas, recuperando pontos e continuando na partida. O Alibaba criou ações no seu site de compras chinês, o Taobao, onde consumidores testam roupas 3D em seus avatares. Modelo utilizado também pela marca de roupas YouCom, que conta com um provador online onde o consumidor pode customizar o avatar com suas medidas corporais. Em outubro, a Hyundai lançou o Hyundai Mobility Adventure, um espaço virtual no Roblox no qual os avatares podem experimentar carros e interagir entre si.

Modelo híbrido

Adequando os hábitos adquiridos nessa nova realidade mundial, o modelo híbrido, também chamado de OmniChannel Tudo, é uma combinação do on-line e off-line que ganha força num pós-pandemia. De acordo com o relatório “media trends”, esse tipo de modelo busca o equilíbrio na conquista e no entendimento da jornada do cliente.

Diante de tantas informações, a diretora de Marketing e Projetos da ABCS, Lívia Machado, explica que a pandemia acelerou muitas mudanças e adaptações ao formato de consumo.

Diante de tantas informações, a diretora de Marketing e Projetos da ABCS, Lívia Machado, explica que a pandemia acelerou muitas mudanças e adaptações ao formato de consumo.

“Temos desde a geração dos baby boomers à geração alfa envolvidos nesse contexto. Na minha visão não há como afirmar a melhor estratégia de vendas entre tantas opções e canais online e offline, mas sim conhecer o seu consumidor para que essa escolha possa ser feita de forma assertiva e, assim transformar o atendimento em vendas, sendo necessário oferecer ao consumidor uma experiência,” conclui.

Fique de olho na próxima publicação, que vai trazer as principais tendências de comportamento e do mundo da gastronomia!

Fonte: boletim com informações publicadas pelo Valor Econômico, Istoé, Exame, Forbes e Guia de tendências da FSB Comunicação.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/01/25/grandes-companhias-comecam-a-testar-o-metaverso-no-varejo-on-line.ghtml

https://exame.com/marketing/tendencias-marketing-2022/

https://exame.com/casual/tendencias-para-2022-foco-no-tempo-bem-estar-e-saude-mental/

https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/6-tendencias-de-marketing-de-influencia-para-2022/

https://istoe.com.br/veja-tendencias-em-solucoes-para-comunicacao-com-o-cliente-em-2022/

https://www.fsb.com.br/wp-content/uploads/2022/01/grupofsb-guia-tendencias-2022.pdf