Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 16 de novembro de 2023, 10h09

Departamento de integração da ABCS realiza a última reunião do ano

Projeções para 2024 e os trabalhos realizados em 2023 foram temas da agenda

O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, se reuniu em formato online, com os suinocultores integrados de diversas regiões, na última segunda-feira (13).  A agenda foi a última do ano do Departamento de Integração, e na oportunidade trouxe um panorama das atividades desenvolvidas aos integrados em 2023 e as projeções para 2024.

O presidente da ABCS reforçou que a ideia do departamento é representar e defender o produtor integrado, com base na Lei de Integração (Lei 13.288 de 2016). “Temos uma lei que deve ser a base para as negociações, mas sabemos que não é assim, por isso nosso objetivo é defender e instruir o produtor”. No momento, o consultor de integrados, Iuri Machado trouxe a importância do diálogo com a agroindústria e a necessidade de trabalhar as Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) com estratégia e inteligência. “É essencial construir pontes com os representantes da indústria, mostrar que estamos atentos e que os contratos devem ser positivos para ambos os lados”.

Ainda na agenda, a gerente do setor de política da ABCS, Ana Paula Cenci explicou que para o próximo ano a ABCS fará um trabalho educacional para auxiliar os integrados de suínos nas negociações, trazendo ferramentas para o produtor conseguir avaliar melhor o seu negócio. “No primeiro semestre vamos realizar para os suinocultores integrados um encontro com intuito de fortalecê-los na gerência do negócio, pois ao ter mais informação qualificada, as negociações com a integradora tendem a ser mais sustentáveis e equilibradas”.

Os produtores também falaram sobre as dificuldades nas negociações com a agroindústria e sobre a importância de ter a ABCS representando o produtor nos debates. Lopes reforçou que esse é um dos papéis da entidade. “O trabalho do consultor do departamento de integrados é justamente esse, auxiliar o produtor nas negociações com a agroindústria realizadas nas CADECs”. Para fechar o presidente da ABCS, Marcelo Lopes colocou a equipe da entidade nacional à disposição dos integrados.