Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 13 de março de 2024, 4h57

Desvendando o Futuro: Navegando nas Tendências Globais de Consumo para 2024

Conheça os comportamentos que servirão de guia para traçar as estratégias de atuação da suinocultura em 2024! 

Como é de praxe, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apresenta as principais tendências globais de consumo que moldarão o mercado em 2024. Em uma década de desconstrução e profundos impactos no sistema e nos serviços, e busca por agilidade e solução, aliada ao desejo por contato e personalização, essas informações são um guia crucial para orientar as estratégias da suinocultura na conquista da conexão com os consumidores. A pesquisa traz boas notícias para quem trabalha com a proteína animal, como a informação de que 70% dos brasileiros estão consumindo carne regularmente.

Redução de Custos

Segundo a McKinsey & Company, 9 em cada 10 consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Embora otimistas quanto ao futuro, permanecem cautelosos no presente. As classes sociais mais altas demonstram maior otimismo, enquanto as mais baixas mostram menor confiança. A Euromonitor ressalta que os consumidores buscam soluções rápidas para melhorar o bem-estar físico e mental, indicando oportunidades para a suinocultura adaptar-se a essa demanda.

Concretização tecnológica e Era da assistência

Ferramentas de inteligência artificial evoluem para co-criar as decisões dos consumidores. A IA generativa, exemplificada pela assistente virtual Luzia do WhatsApp, destaca a importância da personalização para aprimorar a experiência do cliente. A Mintel revela que mais de 40% dos consumidores se sentem confortáveis com assistentes de voz oferecendo recomendações personalizadas, destacando a necessidade de abordagens dedicadas à assistência para cativar o público.

Mindset do Consumidor e Redes Sociais

Em meio à busca por prazer nas distrações, o TikTok se destaca com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, proporcionando entretenimento e personalização. A Mintel indica que 29% dos consumidores aceitam marcas rastreando emoções para personalizar experiências. Com o Brasil como o segundo país mais ativo em redes sociais no mundo, as empresas da suinocultura devem explorar estratégias inovadoras para se conectar em um mundo cada vez mais digital.

Os aplicativos mais populares são, respectivamente: Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, Kwai e X (Twitter), que se consolidam como fontes de entretenimento, meios de comunicação e também de e-commerce, ou “social commerce”, já que 76% dos brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar itens de desejo e para comprar. 56% também utilizam para verificar avaliações de outros clientes e 54% utilizam para comparar preços. 

Apesar do E-commerce, o varejo físico ainda vive

Apesar da ascensão do comércio online, 67% dos consumidores ainda preferem compras presenciais, conforme aponta a Mintel. A Kantar ressalta um aumento de 8,8% nas visitas de jovens aos pontos físicos para comprar carne em 2023. Isso evidencia que tanto o ambiente online quanto o offline possuem espaço no mercado, e o quanto as lojas físicas são valorizadas pela experiência que proporcionam.

Sustentabilidade, alimentação saudável e bem-estar 

Embora a sustentabilidade não seja o único fator decisivo na escolha de compra, a pauta permanece relevante para os consumidores. Uma pesquisa da Sodexo destaca que 90% dos consumidores brasileiros preferem uma alimentação saudável, desde que inclua carne na dieta. A suinocultura pode se destacar ao atender às demandas por produtos saudáveis e sustentáveis, considerando critérios como preço, preferência, valor nutricional e impacto ambiental.

Em um cenário de constantes mudanças, a suinocultura está diante de oportunidades significativas ao compreender e adaptar-se a essas tendências de consumo globais. A inovação, a personalização e a conexão com o consumidor surgem como pilares essenciais para o sucesso no mercado suinícola de 2024.

A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, explica: “Considerando que nós precisamos estar sempre atentos ao comportamento do consumidor, basta olharmos para nós mesmos sobre como a gente muda. De opinião, de interesse, mudam os momentos da nossa vida e assim muda a nossa busca. Por isso, para a ABCS é essencial acompanhar as principais tendências para entender e atender aquilo que os consumidores esperam em relação à saúde, proteína, conexão, saúde e sabor”, finaliza.

Se você é um contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a ABCS irá oferecer uma palestra trazendo informações mais detalhadas e aprofundadas sobre o tema durante a Escola de Gestores no dia 19 de março, salve a data na agenda!