Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 6 de agosto de 2014, 1h36

Diretor-executivo da ABCS apresenta painel sobre doenças emergentes no SBSS

Diretor-executivo da ABCS apresenta painel sobre doenças emergentes no SBSS

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, fechou os debates no primeiro dia do VII Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), nesta terça-feira (05), com painel sobre “Doenças emergentes: desafio ou oportunidade”. Realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), em Chapecó (SC), o SBSS termina no próximo dia 07.

A Diarreia Epidêmica Suína (PED) foi o principal tema desse primeiro dia do simpósio. Para Nilo, a participação da ABCS em um evento como o SBSS é fundamental já que seus participantes são os principais responsáveis pelos controles de biosseguridade em centenas de granjas. “A ABCS divulga as orientações de combate à PED e o trabalho junto ao Ministério [MAPA] para evitar a chegada da doença. Nosso papel é informar o setor sobre esta enfermidade que está em evidência mas também sobre outros cuidados que devemos ter”, introduziu.

O diretor-executivo da entidade lembrou também que o diálogo com os participantes permite conhecer as boas iniciativas e sugestões da região Sul, que é referência em status sanitário no país, para eventualmente estimulá-las em todo o Brasil. “Sem dúvida é importante o feedback destes profissionais. Podem surgir boas sugestões que sejam úteis no Brasil inteiro”, comentou.

Na ocasião, a ABCS entregou também o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”, uma obra inédita que aborda diversos aspectos relacionados à produção de suínos, desde a evolução da cadeia de produção, conceitos e perspectivas de melhoramento genético, os diferentes sistemas de produção e planejamento, biosseguridade, ambiência e bem-estar animal, tratamento de resíduos e estratégias de manejo reprodutivo e nutricional de suínos em todas as fases de produção. Foram sorteados 20 exemplares do livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática” entre os participantes do SBSS. Em breve o livro também estará disponível para download gratuitamente pelo site e Facebook da ABCS.

ABCS com informações do Presente Rural
Publicado em 06/08/2014