Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023, 12h57

Entenda o que é a doença de Aujeszky, enfermidade que reapareceu depois de quase 20 anos no RS

Equipe técnica da ABCS explica a doença e como ela funciona

2023 começou movimentado na suinocultura. Após quase 20 anos, um caso da doença de Aujeszky foi registrado no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) junto com os órgãos de fiscalização locais precisaram abater cerca de 40 suínos para evitar a proliferação da doença. A equipe técnica da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), coordenada pela diretora técnica, a Dra. Charli Ludtke, explica o que é, como acontece, ciclo, transmissão, sinais clínicos e histórico da doença.

O que é a doença de Aujeszky

A doença de Aujeszky é infectocontagiosa do sistema nervoso, conhecida também como peste do coçar e pseudo-raiva. É de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, é não zoonótica, causada por um Varicellovirus da família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, acometendo diversas espécies de mamíferos domésticos e selvagens, tendo maior prevalência em suínos, se manifestando com sinais clínicos de alterações nervosas, reprodutivas e respiratórias. “Não existe tratamento e todos os animais que apresentam sorologia positiva e tiveram contato, ou possíveis contatos com animais portadores do vírus, devem ser sacrificados (eutanasiados)”, é o que explica a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke.

Ciclo e transmissão 

O vírus pode ser encontrado nas secreções e excreções de animais infectados, podendo ser transmitido pelas vias:

  • Direta – é o principal meio de infecção pelo contato entre os animais portadores e sadios, seja por aerossóis, pelas secreções e excreções, pelo sangue, sêmen ou pela via transplacentária;
  • Indireta – por meio da água e alimentos contaminados, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal.

Figura 1. Diferentes formas de transmissão da DA. Fonte: ABCS, 2023.

Reservatórios: O suíno é considerado reservatório natural e a única espécie em que o vírus estabelece infecção latente, podendo ser portadores assintomáticos, e, quando submetidos a condições estressantes, o vírus pode ser reativado no seu hospedeiro. Suínos infectados tornam-se portadores assintomáticos do vírus e fonte de infecção para outros animais.

Período de Incubação: 2 a 6 dias. 

Resistência do vírus no ambiente: baixas temperaturas, baixa umidade, presença de sangue, tecidos e soluções proteicas são fatores favoráveis à alta sobrevivência do vírus.

Suídeos asselvajados

A disseminação da doença pode ocorrer nas populações de suídeos asselvajados e silvestres por meio de: carcaças e/ou eventualmente sangue infectado; equipamentos de caça; contato direto de cães com o sangue; aerossóis ou a própria carne contaminada proveniente de suídeos asselvajados e silvestres, já que em algumas regiões é permitida a caça para controle populacional. Atenção especial deve ser dada a esse meio de infecção dos suídeos asselvajados (javali), buscando evitar a introdução da doença para animais sadios (cães).

Sinais clínicos de Aujeszky

  • Leitões de maternidade: Febre (42ºC), apatia, anorexia, hipersalivação, predomínio de sinais nervosos como tremores, convulsões, incoordenação de membros posteriores (posição de cão sentado), andar em círculos, movimentos de pedalagem, decúbito, opistótono, pêlos eriçados, inapetência e morte de 1 a 5 dias. Mortalidade pode chegar a 100%.
  • Leitões em crescimento e terminação: Febre (42ºC), apatia, anorexia, atraso no crescimento, predomínio de sinais respiratórios como espirros, tosse, descarga nasal, dispneia. Sinais nervosos podem ser observados. Recuperação em 5 a 10 dias. Mortalidade de 1 a 2% ou maior se houver infecções secundárias.
  • Suínos reprodutores: Febre (42ºC), anorexia, constipação, hipersalivação, falsa mastigação, agalaxia, infertilidade e sinais respiratórios como espirros, tosse, descarga nasal, dispneia. Incoordenação leve e paralisia de posterior são raros. Mortalidade de 1 a 2%.
  • Matrizes: Tosse, pneumonia, sintomatologia nervosa, falha reprodutiva, abortos, leitões mumificados; natimortos, leitegadas fracas ao nascimento.
  • Matrizes prenhas: retorno ao cio, abortos, natimortos, fetos mumificados e nascimento de leitões fracos.
  • Suínos asselvajados: normalmente assintomáticos, podendo apresentar sinais respiratórios leves.
  • Sinais clínicos em outros mamíferos: Sintomatologia nervosa associada a prurido intenso e automutilação, motivo pelo o qual a doença também é conhecida como “peste de coçar”. É letal, com óbito de 2 a 3 dias após o aparecimento dos sinais clínicos

Histórico da doença 

Foi descrita pela primeira vez em 1813, em um rebanho de bovinos nos Estados Unidos e se caracterizava por um intenso prurido, recebendo o nome de peste do coçar. Em outras espécies, como cães e gatos, sinais nervosos fizeram com que a doença fosse confundida com a raiva. Já, em 1902, o pesquisador húngaro Aladar Aujeszky, demonstrou, por meio da infecção experimental em coelhos, que não se tratar de raiva e, a partir de então, a doença passou a ser denominada de pseudoraiva ou Doença de Aujeszky (DA).

O Brasil não é considerado livre da doença, pois em 2018 houve ocorrência de um foco no estado do Paraná. E, recentemente, em dezembro, ocorreu foco em uma propriedade no município de São Gabriel (RS), envolvendo 46 suínos de criação de subsistência. Nesta última ocorrência, após a confirmação do caso pelo MAPA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, Pedro Leopoldo-MG), o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul procedeu com o sacrifício sanitário dos animais, despovoamento e desinfecção da propriedade. 

“Houve também a realização de vigilância para rastrear a presença do vírus em um raio de 5 km, onde foram coletadas 641 amostras e encaminhadas para o laboratório credenciado do Rio Grande do Sul (IPVDF) e o laboratório oficial (LFDA-MG). As investigações foram finalizadas e não foi encontrada a presença do vírus nas amostras avaliadas”, detalhou Charli.  

Documento para a sua granja

De acordo com a equipe técnica da ABCS, é importante seguir algumas recomendações para evitar que a doença se alastre. Clique no arquivo e imprima para distribuir na sua granja com as instruções de sanidade e os sinais clínicos!