Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

Voltar Publicado em: terça-feira, 17 de agosto de 2021, 6h18

Escola de Gestores ABCS: inovação e novos caminhos aos líderes da cadeia de valor

Com foco em varejo, comunicação, política, gestão da emoção e liderança, a Escola de Gestores capacitou mais de 300 líderes de setor

Não é segredo que a ABCS acredita nas pessoas, e investe em capacitação para aprimorar a cadeia da suinocultura. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), este ano a ABCS trouxe como inovação nesse quesito, a Escola de Gestores ABCS, que nasceu com o objetivo de oportunizar novos aprendizados para gestores das associações afiliadas. Com o tema “liderando em tempos de crise e inovando frente aos desafios atuais’’, a iniciativa ressignificou as estratégias para auxiliar o Sistema ABCS e frigoríficos do setor em mais um ano desafiador.

Por isso, durante os meses de maio a agosto, a ABCS ́promoveu seis encontros virtuais que capacitaram 300 pessoas sobre temas como mindfulness, gestão de mídias digitais, relacionamento com o varejo, elaboração de treinamentos, aprimoramento da atuação técnica e política regional, gestão da emoção, gestão de equipe e liderança. Todos esses treinamentos fazem parte do plano de trabalho anual do FNDS, desenhado de forma estratégica para aprimorar a cadeia suinícola e atender aos anseios do Sistema ABCS que busca fortalecer e expandir a suinocultura em todo Brasil, a partir do trabalho realizado em cada estado. 

Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, são ações como essas que fazem o diferencial a longo prazo. “Precisamos investir sempre na educação, capacitação e treinamento de todo o nosso time que se estende às nossas associações afiliadas do nosso Sistemas, esse é um dos pilares da ABCS. Todas as nossas ações se apoiam nessa máxima, na educação dos consumidores, trabalhadores de açougue, nutricionistas e também da cadeia suinícola, pois acreditamos com toda certeza de que é isso que traz mudanças e ganhos a longo prazo.”

Para o gestor da Associação de Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin), Douglas Rodrigues, a Escola de Gestores foi uma iniciativa inovadora e acertada, pois conseguiu alinhar todo o Sistema, numa comunicação clara e de fácil execução. “Com as oficinas começamos a desenvolver novas habilidades e conhecimentos que ainda não tínhamos, e que eu aplico diariamente no meu trabalho, seja na hora de conseguir uma agenda, montar uma apresentação, ou pensar em ações em benefício da associação. Quando começamos a desenvolver certas habilidades nos tornamos mais objetivos e conseguimos otimizar nosso tempo, tanto a nível pessoal quanto para a entidade. Acredito que todos os gestores vão colocar em prática muitas habilidades novas aprendidas aqui, Parabéns, ABCS!”

Fala corroborada pela auxiliar de atendimento da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap/Coosuiponte), Lizandra Siqueira. Segundo ela, “a ABCS busca, sempre, suprir as necessidades das associações e trouxe, com a Escola de Gestores, muitos conteúdos importantes. O primeiro treinamento com a Regina Gianetti me trouxe uma nova visão e contribuiu muito para que eu permanecesse mais focada. Já o treinamento ministrado pela Rayza Machado, sobre ações com o varejo, está me ajudando a melhorar meus planejamentos. Consegui agregar com todos os conhecimentos aprendidos, mas, sem dúvidas, esses dois estão me ajudando a ser uma profissional melhor. Obrigada ABCS por todas essas entregas!”

Confira os módulos e suas estratégias

Módulo 1 – Gestão da emoção 

Mindfulness: uma chave para o autogerenciamento: Complexidade, incerteza, alta competitividade, velocidade e um volume crescente de informações são características do mercado de trabalho. Atuar nesse cenário cobra um alto preço dos profissionais em todos os níveis da organização: exige muito de seus recursos mentais, gera tensão e preocupações, que por sua vez provocam ansiedade e estresse. Nesta aula, o aluno pode explorar com Regina Giannetti, coach e criadora do Programa Você Mais Centrado e do Podcast Autoconsciente, os efeitos do programa de autogerenciamento com base em mindfulness para a preservação da saúde mental e dos recursos cognitivos.

Gestão da emoção em tempos de pandemia: a chegada do novo coronavírus ao Brasil teve um grande impacto não só na economia, como também na saúde mental e no dia-a-dia dos brasileiros. Numa situação de crise como a que o país atravessa, é essencial admitir que é normal haver alterações no nosso estado de espírito. Para transitar por esse momento desafiador de forma equilibrada e saudável e buscar a qualidade de vida, a ABCS convidou o master coach, Jairo Martiniano para ministrar a aula Gestão da emoção em tempos de pandemia.

Módulo 2 – Noções de política e aplicabilidade no seu estado 

Atuação técnica e política no seu estado: a atuação técnica e política é um tripé importante para associações que buscam impactar e atender as necessidades de seus associados. Nesse módulo, os gestores transitaram pelos diferentes modos de se relacionar com os órgãos políticos e técnicos de sua região, seja na marcação de reuniões, elaboração de ofício e aproximação com agentes decisivos deste cenário com as consultoras políticas da ABCS, Ana Paula Cenci e Luciana Lacerda, e a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke. 

Módulo 3 – Gestão do varejo 

Estratégias de relacionamento para realizar ações e treinamentos com o varejo:  o varejo é o principal link dos produtores junto aos consumidores e essa relação se torna cada vez mais necessária pelo momento atual e demandas cada vez mais exigentes de diferentes nichos. A promoção da carne suína é impulsionada por um relacionamento estratégico de associações sem fins lucrativos com o varejo, tanto a nível nacional quanto estadual. Neste módulo os gestores  aprenderam sobre relacionamento com varejo, qual o passo a passo para desenvolver uma campanha de impacto para a venda de carne suína nas lojas, e como construir propostas a partir de uma metodologia exclusiva e inovadora com a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, junto da gerente de projetos e logística da ABCS, Rayza Machado.

O poder das redes sociais e seu uso sem segredos: No comando da jornalista e gerente de comunicação da ABCS, Danielle Sousa, junto com a publicitária e analista de marketing digital e design da ABCS, Sarah Nunes, este módulo teve como objetivo levar maior conhecimento para atuar na área de marketing de conteúdo para os parceiros das associações filiadas, gerando envolvimento entre produtores, frigoríficos e consumidores ao contar histórias, definir territórios e despertar sentimentos. O módulo abordou a perspectiva estratégica das redes sociais para as associações, com dicas de ferramentas fáceis e práticas para a execução de uma comunicação eficiente em prol da cadeia e da divulgação da carne suína.

Módulo de encerramento 

Tudo novo, de novo: e para encerrar a Escola de Gestores com chave de ouro, a ABCS recebeu as especialistas em gestão, sustentabilidade corporativa e escritoras, Vania Ferrari e Anna Nogueira, criadoras da Pensamentos Transformadores, uma consultoria de treinamento e desenvolvimento de líderes e colaboradores. A palestra “tudo novo, de novo” foi realizada com o intuito de abordar de forma divertida, a inteligência intelectual, emocional, a adaptabilidade e a empatia, fatores que impactam no desenvolvimento e resultados alcançados pela equipe e consequentemente pela empresa para alavancar as capacidades de gestão das lideranças da suinocultura brasileira!