Notícias
Filiadas em Destaque
Voltar Publicado em: terça-feira, 30 de setembro de 2025, 4h16
Estância Colorada leva suinocultura de MS ao pódio da sustentabilidade
Ligada a Associação Sul-Matogrossense De Suinocultores (Asumas) a fazenda conquistou o 3º lugar na categoria médio porte do Prêmio Fazenda Sustentável 2025, promovido pela revista Globo Rural

A suinocultura sul-mato-grossense acaba de ser reconhecida entre as mais sustentáveis do país. A Estância Colorada, localizada em Jateí (MS), conquistou o 3º lugar na categoria médio porte do Prêmio Fazenda Sustentável 2025, promovido pela revista Globo Rural. A iniciativa valoriza propriedades que conseguem unir produção eficiente com responsabilidade social, ambiental e econômica. Em 2025, 114 fazendas de 20 estados participaram da premiação, e Mato Grosso do Sul foi destaque com 22 inscritos, após avaliação de especialistas, a Estância Colorada, propriedade do produtor Celso Phillippi Junior, garantiu seu espaço entre as 15 melhores do Brasil.
Ligada a Associação Sul-Matogrossense De Suinocultores (Asumas), afiliada a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a propriedade participa tanto do Programa Leitão Vida, quanto do Programa Asumas de Sustentabilidade (PAS), que avalia práticas relacionadas ao uso racional dos recursos, gestão de resíduos e responsabilidade social. O equilíbrio entre produção diversificada e preservação ambiental foi determinante para este reconhecimento. São 270 hectares no total, sendo 66 destinados à conservação, enquanto o restante abriga atividades relacionadas à produção de proteína animal. O ponto mais forte, está na suinocultura moderna, voltada para a biosseguridade, o bem-estar animal e a redução de impactos ambientais.
Para Marcelo Lopes, presidente ABCS, a conquista simboliza o avanço do setor: “Essa premiação é motivo de orgulho para toda a cadeia suinícola. Esse reconhecimento mostra que a suinocultura brasileira está preparada para crescer de forma inovadora e responsável, respondendo às expectativas da sociedade.” O presidente da Asumas, Renato Spera, também celebrou o feito. Segundo o presidente Renato Spera, “É uma honra para nós da Asumas ver um produtor sul-mato-grossense entre os mais sustentáveis do Brasil. O Prêmio é um sinal claro de que o caminho da suinocultura passa por responsabilidade, tecnologia e compromisso com o futuro,” destacou.