Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 18 de julho de 2013, 2h36

FAO, OIE e 22 países debatem plano de sanidade continental no XV SNDS

 

 

FAO, OIE e 22 países debatem plano de sanidade  continental no XV SNDS

ABCS recebe delegações internacionais em Gramado, Rio Grande do Sul

 

A erradicação da Peste Suína Clássica das Américas (PSC) será tema da reunião da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no III Congresso Ibero-americano de Suinocultura, que ocorre em 29 e 30 de julho e antecede o XV SNDS (Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), em Gramado/RS.

O evento organizado pela Associação Brasileia dos Criadores de suínos (ABCS) e Organizacion Iberoamericana de Porcicultura (OIPORC) reunirá autoridades sanitárias de 22 países americanos, além de técnicos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) com objetivo de definir uma estratégia comum sobre a doença.

O debate internacional será dividido em quatro sessões temáticas, além da abertura do evento que apresentará a apresentação de objetivos do encontro. A primeira sessão tratará da “Situação da PSC no Continente Americano” e terá a apresentação do consultor da FAO Jorge Miquet.

A segunda sessão terá como tema o “Estabelecimento das linhas de ação para vigilância e atividades complementares para prevenção da PSC” e contará com as palestras do representante da OIE, Luis Barcos; do especialista da SAG, Alejandro Rivera; e do expert da FAO, Klaas Dietze.

A terceira sessão vai debater ‘O avanço da implementação do Plano Continental para Erradicação da PSC nas Américas”. Os palestrantes para este tema serão o mexicano Hugo Fragoso, o especialista Abelardo de Gracia, o guatemalteca Humberto Maldonado, da consultora María Teresa Frias do CaribVET, de Cuba, e representantes de outros países que queiram se pronunciar.

A estratégia brasileira para erradicação da PSC em território nacional será apresentada pela equipe técnica do Ministério da Agricultura (MAPA) coordenada pela fiscal federal agropecuária da Divisão de Sanidade dos Suídeos, Adriana Cavalcanti e Coordenadora-Geral de Combate às Doenças, Denise Euclydes da Costa.

A sessão de número quatro, que fecha as atividades no dia 30 de julho, será dedicada a elaborar as conclusões, definir recomendações e estabelecer os próximos passos do Plano intercontinental e será aberta a participação e pronunciamentos dos representantes de todos os países a respeito do Plano Continental para Erradicação da Peste Suína Clássica das Américas.

O tema ganhou em importância, pois, a partir do segundo semestre deste ano, a doença passará a ser de reconhecimento internacional pela OIE, o que obrigará todos os países do continente americano a adequar serviços de inspeção sanitária aos padrões da OIE e a declarar caso haja suspeitas ou casos de PSC em seus rebanhos.

SNDS

O XV SNDS é organizado pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) e ocorre entre 29 de julho e 2 de agosto de 2013, no Hotel Serrano Resort, em Gramado, Rio Grande do Sul.

O evento bienal, já consolidado como um dos mais importantes eventos da suinocultura nacional, reúne palestrantes de altíssimo nível e os principais líderes da suinocultura em um ambiente propício para melhor aproveitamento técnico, de relacionamento e de negócios.

 

Serviço:

XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e III Congresso Ibero-americano de suinocultura

Data: 31 de julho a 02 de agosto

Abertura Oficial: 16h30 do dia 31 de julho

Local: Hotel Serrano Resort – Gramado/RS

Mais informações: FB Eventos (43) 3025-5223

 

 

 

Mais informações
Dados Comunicação
Daniel Azevedo – (19) 9361-3821 ou (19) 3395-0405
[email protected]