Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 10 de agosto de 2020, 12h07

Festival do leitão de Rio Verde ultrapassa fronteiras em formato digital com foco no futuro

Tradicional evento técnico do Centro-oeste realizado pela Agigo migra para a internet e promete programação dinâmica e palestrantes renomados

O Festival do leitão de Rio Verde, tradicional encontro realizado desde 2001 pela Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo), inova neste ano e expande sua programação para o universo virtual, ultrapassa fronteiras e confirma projeção nacional. Nesta edição, cujo tema será “A suinocultura brasileira do futuro conectada ao presente”, suinocultores, profissionais de granja e do setor de qualquer lugar do país poderão se conectar no dia 21 de outubro e participar de um evento dinâmico e inovador, que abordará temas relevantes, atuais e incentivará o debate e a visão de futuro para os próximos 10 anos, objetivando maior competitividade e sustentabilidade.

Para atender um público diversificado, o evento foi estrategicamente planejado para discutir temas essenciais dentro da suinocultura: gestão e manejo; tecnologia em instalações e equipamentos; nutrição; sanidade e mercado de grãos. Com palestrantes renomados nacional e internacionalmente, os assuntos serão abordados de forma objetiva e com foco em ações no presente que resultarão em uma suinocultura mais competitiva no futuro. As inscrições serão gratuitas e ilimitadas. 

De acordo com o diretor executivo da Agigo e idealizador do evento, Iuri Pinheiro Machado, o evento será inovador na estratégia de buscar apresentações dinâmicas, mais interativas e ainda reunindo participantes e patrocinadores em ações integradoras. “Teremos três horas de programação para transitar por temas relevantes, prezando pela qualidade técnica já tradicional e reconhecida do festival, mas totalmente adaptada para o formato digital e para as demandas mais relevantes do setor”.

Machado também explica que a migração da parte técnica do festival do leitão para o digital é uma oportunidade para promover a diversidade da suinocultura do centro-oeste, em especial a goiana, que apesar de ainda ser relativamente nova, tem se desenvolvido e apresentado resultados expressivos no cenário nacional. “Reunimos produtores integrados e independentes que trabalham com alta tecnologia e o festival sem fronteiras nos possibilitará expandir nosso alcance e trocar experiências”, explica.

Pela sua abrangência nacional e formato digital, o evento conta com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, elogia a inovação da  Agigo em adaptar o festival para o formato online, que permite a participação de produtores de todo o Brasil em um evento de nível técnico de excelência e com temas necessários para a suinocultura brasileira. “O festival do leitão sempre trouxe temas atuais e de relevância para toda a nossa cadeia, independente do perfil de produção ou região e vejo nessa mudança uma oportunidade de levarmos mais informação de qualidade para um público ainda maior”.

Mais detalhes sobre a programação como palestrantes, plataforma e inscrições serão divulgadas em breve, mas a agenda já pode ser reservada: 21 de outubro, das 14h às 17h.

Festival do Leitão de Rio Verde – Uma história de sucesso

O tradicional evento é realizado na cidade de Rio Verde (GO) desde 2001 pela Agigo, e em 19 edições já contou com mais de 80 palestrantes de renome nacional e internacional e com mais de 5 mil participantes. 

Além do encontro técnico voltado para profissionais de granja, do setor e produtores, o festival também contava até o ano passado com o tradicional festival gastronômico que movimentava a cidade com o tradicional leitão assado, rolete à paraguaia e pizza, além de outras receitas típicas a base de carne suína. Estima-se que mais de 15 mil pessoas já participaram da festa.