Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, 4h53

FNDS Collab: ABCS fortalece parcerias e Desbrava Novos Rumos na Suinocultura Brasileira junto a contribuintes 

Evento idealizado pela ABCS reuniu produtores, associações, frigoríficos e empresas fornecedoras do setor que contribuem com o FNDS para uma tarde recheada de informações e uma programação especial 

Na última quarta-feira (28), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) promoveu o evento “FNDS Collab: Conectando lideranças da suinocultura“, uma iniciativa que se destacou como uma oportunidade para a construção colaborativa de caminhos inovadores na suinocultura brasileira.

O objetivo central do evento foi estreitar os laços entre os diversos elos da cadeia suinícola e os parceiros que compõem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), reunindo produtores, associações de produtores, frigoríficos e empresas fornecedoras, que abrangem setores como nutrição e saúde animal, genética, tecnologia e gestão de granjas. 

Com a presença de 10 empresas amigas, representando mais de 80% do seleto grupo de entidades que acreditam nesse trabalho, o evento contou também com a participação de lideranças de associações de produtores de 10 estados brasileiros e de representantes de frigoríficos parceiros.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e pela diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, que expressaram gratidão pelo apoio na construção do FNDS e compartilharam resultados significativos pautados nos pilares de atuação do FNDS – marketing, política, mercado e área técnica – mostrando como o Fundo tem contribuído para a valorização da carne suína, refletindo no impressionante aumento do consumo per capita, que já atinge aproximadamente 21 kg (números preliminares referentes ao ano de 2023).

“Estamos fazendo esse evento exatamente para conectar a cadeia da suinocultura com todos os fornecedores, frigoríficos e empresas amigas. Hoje pela manhã pudemos direcionar como Sistema ABCS os caminhos que nós produtores vamos escolher trilhar, e não poderíamos fazer isso sem vocês, nossos grandes parceiros”, agradeceu o presidente da ABCS.  

A programação do evento foi enriquecida por palestras estratégicas, começando com o especialista em agronegócio da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros, que apresentou um panorama e tendências de mercado de grãos e proteínas. O palestrante destacou a importância de abordar esse tema na suinocultura “É muito relevante pois conseguimos dividir com todos os elos da cadeia o que está acontecendo no mercado, e quais são as previsões, permitindo que se crie um desenho estratégico para a antecipação de movimentos para melhorar os resultados. O mercado é muito volátil, é impressionante como a ABCS consegue estar a frente disso, e esse é um instrumento de grande auxílio aos produtores”, finalizou.  

O consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, e Ana Paula Cenci, gerente de relações governamentais da ABCS, apresentaram em primeira mão o “Retrato da Suinocultura Brasileira”, um documento essencial que reúne dados socioeconômicos do setor, para embasar o trabalho político da ABCS.as informações divulgadas foram exclusivas para parceiros e em caráter preliminar e estará disponível na versão final para todos em abril deste ano.

O evento também proporcionou uma imersão no case de sucesso da marca Carapreta, apresentado pelo co-fundador Vitoriano Dornas Neto, que compartilhou insights sobre qualidade, regularidade e padronização, destacando como esses pilares podem agregar valor à suinocultura. Encerrando as atividades, Nélio Bilate, especialista em desenvolvimento humano e CEO da NB Heart, trouxe reflexões sobre o presente e futuro da sociedade, abordando como a suinocultura brasileira pode integrar tradição, essência e modernidade.

Para Nélio, “Falar de futuro, mudança de mindset, inovação, liderança na nova era, o quanto precisamos estar conectados com o digital, com tecnologia, com pessoas, foi pra isso que eu vim, para ajudar a ABCS nessa jornada maravilhosa. O mercado está pedindo inovação, está pedindo para que a gente pense e faça diferente”, concluiu.

O ponto alto do evento foi o “Momento Collab”, no qual as empresas parceiras e contribuintes do FNDS foram homenageadas e receberam agradecimentos, ressaltando a importância da colaboração para o fortalecimento contínuo da suinocultura brasileira, baseada na união e inovação.

Assembleia Geral Ordinária do Sistema ABCS 

No mesmo dia pela manhã, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do Sistema ABCS, que reuniu lideranças de 10 estados produtores para a prestação de contas anual da Associação e do FNDS. Na ocasião também foi realizada a apresentação sobre as atualizações no regulamento do Serviço de Registro Genealógico de Suínos (SRGS), conduzida pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, que falou sobre as mudanças no mercado de genética brasileiro.  

Para ter acesso às fotos do Collab FNDS, clique aqui.