Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 19 de setembro de 2016, 12h12

Fórum de Baixa Emissão do Carbono leva informação para produtores de Dourados (MS)

Fórum de Baixa Emissão do Carbono leva informação para produtores de Dourados (MS)

Evento promovido pela ABCS e Mapa reuniu mais de 100 pessoas

O município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, recebeu na última sexta-feira (16) o Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. A ação reuniu um público de mais de 100 pessoas, entre produtores de suínos, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores.

Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Embrapa Suínos e Aves, do Sebrae Nacional, e do Banco do Brasil, o evento tem como objetivo de levar informações e inovações tecnológicas sobre o tratamento de dejetos na suinocultura.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, explica que o Fórum faz parte Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que atende as propostas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), e também do Protocolo de Intenções celebrado entre o setor suinícola e o Mapa, em 2014. “O tratamento de dejetos tem sido um dos principais focos da suinocultura moderna e sustentável. Ao promovermos esta ação buscamos não só informar e capacitar a cadeia, como também atender às legislações ambientais e proporcionar novas fontes de energia e renda ao produtor”, afirma.

Segundo Sidney Medeiros, que é fiscal federal agropecuário do Mapa e um dos palestrantes do Fórum, a meta do Plano é tratar 4,4 milhões de metros cúbicos de dejetos animais até 2020. “Por meio do conteúdo apresentado no Fórum, podemos comprovar que os efluentes gerados na suinocultura não são um problema, mas uma nova opção de renda nas propriedades rurais. Nosso objetivo é cooperar para que o maior número possível de produtores adote essas tecnologias e assim também possam contribuir para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa”, afirma Medeiros.

A programação do fórum contou com palestras sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.

O produtor integrado Cesar Janzesk pretende trabalhar com biodigestor na sua granja e acredita que terá uma economia notável com a utilização da energia produzida a partir dos dejetos dos suínos. “O fórum foi importante para trazer informações sobre o crédito e mostrar o quanto a tecnologia já está desenvolvida. Acredito que posso implementar na minha granja”.

O Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono em Dourados contou com o apoio da Associação Sul Matogrossense de Suinocultores (Asumas), Associação dos Suinocultores de Glória de Dourados e Região (Assugloria), Associação dos Suinocultores de Glória de Dourados e Região (Assuitá), Associação dos Produtores de Leitões do Mato Grosso do Sul (APLMS), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional, e Banco do Brasil.

Fonte: ABCS