Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 5 de setembro de 2012, 5h50

Ministro da Agricultura lança Semana Nacional da Carne Suína

Ministro da Agricultura lança Semana Nacional da Carne Suína

Iniciativa da ABCS, a campanha será realizada em parceria com a ABRAS em supermercados de todo país em 2013

 

Convicto da efetividade de uma campanha em todo o país para incentivo ao consumo da carne suína, o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, fará o lançamento oficial da “Semana Nacional da Carne Suína” no próximo dia 12 de setembro, no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A iniciativa faz parte dos esforços da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) para amenizar a crise que afeta o setor de suínos de todo o país. Certa de que o aumento da demanda pode interferir positivamente no mercado de suínos, a entidade buscou o apoio do MAPA e também da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para desenvolver a campanha que será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o país.

O objetivo é organizar toda a cadeia produtiva da suinocultura brasileira em torno do projeto, que busca garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo, reestruturar o formato, torna-lo mais prático e funcional e aprimorar ainda apresentação da carne suína nos pontos de venda, oferecendo uma consistente diversidade de cortes, criando opções dissociadas da gordura e da associação com a obesidade. “O lançamento da Semana é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo da proteína. Nossa expectativa é conseguir no futuro inserir essa data no calendário dos brasileiros”, reforça o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) a campanha irá capacitar profissionais de açougues a desenvolver diversos cortes suínos, dando continuidade ao trabalho realizado em 10 estados desde 2009. “A campanha não é somente voltada ao cliente final e à ampliação do consumo da carne suína. Trata-se de criar condições estruturais nos pontos de venda de modo a oferecer o produto de acordo com as características desejadas pelos consumidores, como cortes porcionados, com pouca gordura, saborosos e saudáveis”, comenta a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.

A campanha pretende quebrar o paradigma dos clientes em relação à carne suína. Atualmente, ainda prevalece entre os consumidores brasileiros a visão segundo a qual a carne suína é um produto questionável para a saúde humana e somente adequada para eventos festivos, por seus cortes grandes, pernil, lombo inteiro para assar, peça grandes de costela.

“Para conquistar esse consumidor e fazer com que perceba a carne suína de maneira diferente é preciso mudar”, comenta o presidente da ABCS, que evidenciou que outros fatores indicam a necessidade de aprimorar o formato da carne suína no grandes centros consumidores. “Hoje o tamanho da família média brasileira diminuiu, caiu de 2,8 filhos por família em 1980 para uma média de 1,4 filhos em 2005, a preocupação com saúde e qualidade de vida não é mais como há 20 anos. Por isso, se desejamos incluir a carne suína definitivamente na cesta de compras do brasileiros a atingir a meta de 18kg até o final de 2015, precisamos oferecer a população formas diferentes de consumir carne suína”, explica.

O vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan, acredita nas oportunidades de ganhos que inclusão de novos cortes de carne suína pode oferecer ao setor supermercadista. “A campanha pode ainda fidelizar consumidores, trazer um diferencial às gondolas de carnes e capacitação aos profissionais das redes participantes”, comenta. A expectativa da ABRAS é que a campanha traga resultados positivos como a Semana Nacional do Peixe, realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 05/9/2012