Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, 5h47

Novidade para a suinocultura: MSD Saúde Animal e 333 Brasil lançam aplicativo “e-diagnóstico”

O app que já está disponível, foi criado para auxiliar no diagnóstico de doenças em suínos 

Uma das pautas mais relevantes discutidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), é a importância do cuidado com a saúde animal na suinocultura, que passa pela prevenção de doenças, diagnóstico correto e tratamento adequado e são fundamentais para a sanidade do rebanho no país. Nesse sentido, a MSD Saúde Animal, que é  parceira da ABCS e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), por meio do programa Empresa Amiga da Suinocultura, conseguiu em conjunto com a 333 Latinoamérica, usar a tecnologia para impactar positivamente toda a cadeia suinícola, lançando o aplicativo  “e-diagnóstico”, criado para ser um guia de apoio no diagnóstico de doenças em suínos. 

O app é como um atlas de patologias, contendo imagens de lesões e sintomas de doenças explicadas. Ele conta também com recomendações de biossegurança, medidas terapêuticas e preventivas, além de seções que permitem filtrar opções tais como idade, sintomas observados e mortalidade, para obter uma conclusão com vários diagnósticos possíveis de doenças presentes na produção suína. Na seção “Relatório de granjas”, o usuário poderá geolocalizar, salvar e gerir as suas granjas ou as granjas que visitou, a fim de criar um relatório detalhado.

Os criadores advertem que o app deve ser utilizado apenas como guia indicativo, ajudando numa melhor vigilância da saúde dos suínos. “O diagnóstico eletrônico não se destina a substituir qualquer elemento básico necessário no processo de diagnóstico. Contudo, será um instrumento de apoio aos produtores, profissionais, médicos veterinários e outros profissionais do setor suíno durante a avaliação das doenças”, explicou Paulo José Moraes, Diretor de Marketing de Suínos para a América Latina da MSD Saúde Animal.

O lançamento da ferramenta aconteceu na última terça-feira, dia 10/02, para toda a América Latina, com a presença do Diretor Regional de Suinocultura da MSD, Paulo Moraes, da Diretora Executiva Global da Swine Marketing, Rika Jolie e do Diretor da 333 Latinoamérica, Reinaldo Cubillos. O evento pode ser assistido na íntegra no YouTube.

O e-diagnóstico é gratuito, está disponível para sistemas iOs e Android, em espanhol, português e inglês e já conta com mais de mil downloads apenas Play Store.  Ele pode ser acessado também através do site www.3tres3.com.br. Para utilizar basta fazer um rápido cadastro e selecionar os sinais mais relevantes observados no animal, para que a ferramenta possa levar o usuário através de diferentes condições de avaliação. Faça o download: iOs ou Android. ​

Texto com informações da 333 Brasil