Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 5 de maio de 2010, 5h50

O Presidente da República recomenda “filé suíno, gente, é muito bom!”

Boletim Informativo da ABCS
Boletim Informativo da ABCSO Presidente da República recomenda: “filé suíno, gente, é muito bom!”
 
Brasília – “Gente, vocês precisam comer filé suíno – é muito bom!”. A frase foi dita, ontem, em Brasília, no estande da DF-SUIN montado na Feira Ciência e Vida, produzida pela Embrapa. No mesmo endereço onde há nove meses o Presidente participou de um almoço em torno de cortes da campanha Um Novo Olhar sobre a Carne Suína, Lula, exibindo extrema simpatia, visitou o estande da nossa entidade afiliada, cortou pessoalmente na chapa o filezinho suíno grelhado na hora e recomendou a iguaria a todos os presentes.
“Fomos falar com a assessoria do Presidente e todos foram muito simpáticos – acabamos conseguindo que ele viesse visitar nosso estande”, disse Anny Almeida, gestora-executiva da DF-SUIN. O Presidente da entidade, principal apoiador do evento, Marcelo Lopes, comentou que “no fundo este é o resultado prático de um trabalho consistente que vem sendo realizado há anos pela ABCS, com o engajamento total da DF-SUIN e de outras afiliadas”.
O estande da DF-SUIN na Feira da Embrapa é parte das ações de implantação do PNDS, incluindo ampla divulgação de material e exposição dos cortes que introduzem a carne suína no cotidiano dos brasileiros. Mais de 7 mil folhetos foram distribuídos nos primeiros cinco dias de evento, segundo a assessora executiva da DFSUIN, Letícia Balensiefer, além de outros materiais de divulgação disponibilizados pela ABCS.

Oficina de Gastronomia

Durante os dois primeiros dias de feira, a parceria ABCS e DFSUIN, realizou a oficina de gastronomia com a nutricionista Rejeane Lorenzon titular do curso da gastronomia da UNIVATES, de Lajeado, Rio Grande do Sul. Ela trabalha há quase cinco anos com receitas focadas na introdução da carne suína no cotidiano alimentar dos brasileiros. A primeira oficina realizada pela manhã do domingo reuniu os participantes interessados nas receitas e segredos de pratos preparados para cozinhas de refeições coletivas e restaurantes. Rejeane explica que pratos como strogonoff, parmeggiana e lasanha com berinjela, desenvolvidos durante a oficina, são muito práticos no dia a dia e possibilitam novos sabores, já que muitas pessoas desconhecem o verdadeiro potencial do produto. “Nosso intuito foi mostrar a versatilidade da carne, com pratos que geralmente são feitos à base de carne bovina ou de frango. Os pratos foram aprovados com unanimidade pelos participantes, que reconheceram a facilidade de preparação e elogiaram o sabor”, explica. O último prato produzido no encontro foi uma lasanha de carne suína à bolonhesa e berinjela, partilhado por todos em clima de confraternização.
Já a segunda oficina ocorreu no período da tarde do mesmo dia, mas com foco padarias, bares e lanchonetes. As receitas de pastel, croquete, coxinha e torta fria atraíram inclusive o público que estava inscrito para o turno da manhã. Keila Correa, técnica da Câmara Legislativa, “foi o melhor curso que já participei, e me inscrevi para oito deles! A professora Rejeane é bastante clara nas receitas e teve uma proximidade muito grande com a gente. Os organizadores acertaram em cheio!”. Ao final, o grupo por iniciativa própria deixou uma lista de emails e trocaram contatos, solicitando mais eventos como este.
Para Anny Almeida, o sucesso das oficinas mostraram que o consumidor e os profissionais do setor apreciam a carne suína, mas desconhecem outras formas de prepará-la ou os novos formatos, até mesmo já disponíveis nos grandes supermercados do DF. “Os participantes elogiaram as receitas e se mostraram muito entusiasmados com a possibilidade de usar no dia a dia uma carne tão saudável. A presença de alguns proprietários de restaurantes e nutricionista sinaliza que estamos no caminho certo.”, explica. Segundo a assessora de comunicação da Embrapa, Elaine Bottesini, “a oficina de carne suína foi super organizada e conseguiu um ótimo número de participantes, afinal angariar público domingo pela manhã não é fácil”. A DFSUIN pretende ainda repetir a ação em outros eventos e feiras.

Legenda foto:
Da esquerda para a direita: O presidente da república, o Presidente da Embrapa, a equipe da DF-SUIN e associados: Pedro Antonio Arraes, presidente da Embrapa; Ivo Jacó de Souza (do Frigorífico Sabugy, um dos primeiros a comprar a idéia dos cortes da campanha Um Novo Olhar); Cleusson Cézar (Frigorífico Suinobom); Anny Almeida, Secretária Executiva da DF-SUIN; Letícia Balensiefer, assessora da entidade; e a promotora Taís Barbosa.

 
{backbutton}