Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: terça-feira, 5 de julho de 2011, 8h47

Presidente da ABCS expõe a crise na suinocultura em almoço com Frente Parlamentar

Presidente da ABCS expõe a crise na suinocultura em almoço com Frente Parlamentar

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve reunida hoje com os Deputados da Frente Parlamentar de Agropecuária para defender uma solução imediata para alguns pontos da proposta apresentada em Audiência Pública no último dia 27 na Câmara dos Deputados. As medidas são emergenciais e abordaram a liberação de maior quantidade da venda de milho a balcão da Conab, que tem variado de 10 a 14 toneladas/mês a depender do estado. O setor necessita de pelo menos 54 toneladas/mês. Além disso, a prorrogação de dívidas contraídas referente a empréstimos de Investimentos e Custeios na área da suinocultura; além da reativação da linha de crédito Retenção de Matrizes Suínas, com liberação imediata e extra limite.

Outra medida solicitada está relacionada a disponibilidade de P.E.P. (Prêmio de Escoamento de Produto) e do V.E.P. (Valor de Escoamento de Produto para aquisição de milho dos Estoques Públicos), para o setor de suínos e também a possibilidade da diminuição nos preços de varejo da carne suína, que mesmo com os baixos valores de venda para os produtores, se encontra em índices muito altos para o consumidor, diminuindo o consumo em relação às outras carnes e agravando ainda mais a situação dos suinocultores. Para Marcelo Lopes, presidente da ABCS, é necessário uma atuação efetiva para a mobilização do governo. “A suinocultura está se tornando inviável e caso não sejam adotadas medidas imediatas estaremos afetando diretamente famílias inteiras que tem seu sustento baseado na suinocultura”, destaca, enfatizando que os preços praticados no mercado não cobrem nem os custos da produção.

O presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), defende uma solução emergencial para as solicitações. “Precisamos oferecer melhores prazos e juros mais baixos para os suinocultores pagarem seus débitos. O governo dá privilégios aos bancos e as montadoras em detrimento da produção rural”, destacou.

A primeira medida tomada pela Frente foi marcar um encontro com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que aconteceu nesta tarde. O objetivo é reforçar a grave situação em que se encontram os suinocultores e exigir um posicionamento do governo federal.