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Voltar Publicado em: segunda-feira, 18 de novembro de 2019, 3h00

Semana Nacional da Carne Suína registra crescimento de até 84,4% e beneficia cadeia de valor

Os resultados positivos da maior vitrine do mercado brasileiro confirmam sua efetividade e trazem benefícios para produtores, frigoríficos, varejo e consumidores

 

A cadeia de valor da suinocultura comemora os resultados da sétima edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), que alcançou crescimento em todas as oito redes participantes, tendo como recorde 84,4%, apresentado pela rede Natural da Terra, em São Paulo. Marcada por sua multicanalidade e versatilidade na hora de comunicar, a SNCS contou com as três principais redes de varejo em faturamento do país, hortifrutis premiados em atendimento e produtos frescos e supermercados que atendem o público de A a D.

Realizada no período de 26 de setembro a 13 de outubro, a SNCS é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Sebrae Nacional, e reuniu as redes Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti.

A análise da performance das vendas durante a SNCS avaliou o período de campanha versus o mesmo período do ano anterior e mensurou o impacto nas vendas das redes participantes. O método considera as sazonalidades semelhantes, seja hábitos de consumo ou de comportamento de determinadas categorias da loja, e isola os fatores externos que podem influenciar o resultado de determinado período.

Conheça os resultados das redes participantes

Estreante na SNCS, o Carrefour é uma das principais redes do Brasil em faturamento e levou a campanha para 140 lojas distribuídas em 15 estados, com destaque para o Sul do país e a entrada da campanha na região Norte. Durante o período da SNCS, registrou crescimento de até 44% nas vendas em São Paulo e 15% de crescimento nacional. De acordo com o diretor comercial de açougue da rede, Ernesto Dizioli, o resultado é motivo de comemoração. “A semana apresentou resultados positivos para categoria”, explica. “A equipe interna foi liderada muito bem e o apoio e trabalho da ABCS foram base para esse primeiro salto da categoria e que vem ao encontro do programa de qualidade que temos”, concluiu Dizioli.

O Extra, representado em 17 estados e distribuído nas categorias Hiper, Super, Mini e Mercado e a rede Pão de Açúcar, presente na SNCS com Super e Minuto Pão de Açúcar em 12 estados apresentaram, juntos, crescimento de 12% em vendas durante a Semana Nacional da Carne Suína em 2019. Participantes desde a primeira edição, este é o sétimo ano seguido de alta. O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, trouxe uma visão positiva sobre o desempenho de um dos maiores grupos de varejo do país. “A categoria demonstrou mais um ano de crescimento constante, com destaque para os diversos cortes de carne suína resfriados. Com a construção do Plano de Desenvolvimento de Suínos (PDS) e o planejamento prévio, foi ampliado a mobilização e o envolvimento de todas as áreas das redes”.

O Hortifruti Natural da Terra se destaca no ramo de atuação por seu atendimento e por produtos frescos todos os dias. Com 58 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a rede registrou em seu segundo ano na SNCS um crescimento de 59,3% na bandeira Hortifruti e de 84,4% no Natural da Terra. O diretor comercial Leonardo Miyao explica que a rede está cada vez mais satisfeita com o crescimento da proteína nas lojas. “Mais um ano de excelentes resultados no incremento da venda da carne suína. São poucos os produtos que no varejo atual crescem nessa proporção e, cada vez mais, estamos apostando nessa proteína e tendo resultados excelentes por parte dos consumidores”.

O Lopes Supermercados pelo segundo ano consecutivo alavancou as vendas de carne suínas nas 30 lojas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Em 2019, as vendas atingiram patamares de dois dígitos, chegando a aumentos em loja de até 70%, e crescimento total de 43,5%. Segundo a rede, os clientes demonstram um bom reconhecimento da proteína, que foi fruto do incentivo da SNCS com a comunicação e o foco da equipe durante a campanha. Carlos Arraiz, Diretor Comercial do Lopes, ressaltou que a Semana Nacional foi bem executada e ajudou a fortalecer ainda mais o trabalho da rede. “A carne suína está ganhando cada vez mais espaço, é o nosso segundo ano de aumento consecutivo nas vendas. Registramos aumento tanto no volume comprado, quanto no faturamento”.

Com 48 lojas e presença em 3 estados, Goiás, Distrito Federal e São Paulo, para o Oba Hortifruti o desafio de vender mais carne suína também foi cumprido. Com aumento de até 19% em lojas de São Paulo, a rede registrou crescimento total da rede de 10% nesta edição. De acordo com o supervisor de produto, Ederson Lisboa Silva, a rede fidelizou clientes e busca manter o padrão de crescimento das vendas. “Um trabalho de alta intensidade com o apoio da ABCS para fortalecer os produtores, o varejo e o consumidor, traz sempre um resultado positivo. O trabalho executado em loja foi feito de maneira bem assertiva. O desafio é manter a participação da categoria dentro do açougue durante todo ano”.

O Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, integrou o time de redes da SNCS 2019 com 216 lojas em 19 estados e penetração significativa no Sul e Nordeste do país. A rede relatou crescimento nas vendas de carne suína e informou que se beneficiou da parceria com a ABCS. Entretanto, no momento atual da Companhia, não há permissão para divulgação de mais informações sobre números.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou sobre a importância da SNCS para toda a cadeia de valor e de como os resultados positivos refletem também na produção e na indústria frigorífica de suínos, trazendo novas perspectivas de negócios e parcerias que impulsionam o desenvolvimento de toda a atividade, assim como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). “A ABCS acredita no seu papel estratégico de transformar a oportunidade que a carne suína tem no varejo brasileiro. O relevante crescimento de todas as redes participantes em vendas e rentabilidade comprova que a carne suína é um bom negócio para toda a cadeia quando trabalhamos de forma integrada e, assim, todos ganham”, afirmou.

Lopes ainda frisou que a cada edição o setor fortalece esse movimento com iniciativas concretas para levar o que há de melhor da carne suína ao alcance de todos. “Agradecemos ao Sebrae Nacional pelo apoio e as redes de varejo participantes pelo engajamento e efetividade ao fazer acontecer essa campanha que propagou por meio de vários formatos e canais a qualidade, a segurança socioambiental, o prazer e a saúde que a carne suína pode oferecer aos consumidores do nosso país”, finalizou.

Fonte: ABCS