Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 28 de maio de 2014, 6h49

Senadora Ana Amélia cobra inclusão carne suína na PGPM no Senado

Senadora Ana Amélia cobra inclusão carne suína na PGPM no Senado

Parlamentar destacou demanda da ABCS em seu pronunciamento

 

A luta da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e de milhares de suinocultores pela inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) voltou a ser cobrada, ontem, no Senado Federal. A senadora Ana Amélia Lemos, que presidia a sessão, defendeu a demanda de décadas da suinocultura brasileira no plenário e argumentou sobre a importância da medida para o setor em resposta ao pronunciamento da também senadora Gleisi Hoffmann.

“A senadora Gleisi Hoffman mencionou que estará sendo discutida a inclusão de alguns produtos na PGPM, como a carne ovina e caprina. Eu já tinha encaminhado ao Ministério da Fazenda, por uma solicitação da ABCS, também a inclusão da carne suína no rol da garantia do preço mínimo”, cobrou a senadora Ana Amélia, que também integra a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura. Assista no link abaixo:

http://www.anaamelialemos.com.br/videos/senadora-renova-cobranca-de-criacao-da-pgpm-para-a-suinocultura)

O assunto foi tratado após o pronunciamento da também senadora Gleisi Hoffmann que, ao falar das ações do governo federal em apoio à agricultura, revelou a possibilidade de inclusão de alguns produtos na PGPM. “A PGPM vai ser garantida, além dos itens já contemplados, a vários produtos como a batata doce, o cará, a erva mate, a mandioca, o tomate e a carne de ovino e caprino. Isso tem uma significância grande para o produtor para que ele não perca preço no mercado”, disse Gleisi Hoffmann. Assista, a partir de 7 min e 45 seg, no link abaixo:

https://www.facebook.com/photo.php?v=287042904806303)

A senadora Ana Amélia completou sua consideração ao recomendar a inclusão da carne suína e dar alguns detalhes sobre como funcionaria o instrumento. “Espero a carne suína também seja apreciada porque é um setor que sofre cíclicas crises. Seria apenas um gatilho para, quando tiver a crise, estar lá a garantia do preço mínimo. Quando não tem crise, como agora por exemplo, não há problema. Não é para regular o mercado e, sim, ter a garantia que, em um momento de crise, os produtores possam ter esta proteção”, defendeu a senadora Ana Amélia.

A suinocultura brasileira demanda a inclusão da carne suína nas políticas de garantias de preço mínimo do governo federal há mais de 50 anos e, nos últimos anos, uma série de fatores econômicos no Brasil e no exterior aumentaram ainda mais a necessidade do setor.

“A ABCS está confiante na inclusão da carne suína na PGPM e não vai recuar até que o nosso produto faça parte da Política de Preços Mínimos. Essa é uma demanda histórica do setor e se faz necessária em momentos de crises, para que o suinocultor se mantenha na atividade e não deixe de atender a demanda do consumidor brasileiro e das exportações, mantendo sua contribuição na balança comercial brasileira” reforçou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

A sessão de ontem também previa a votação do veto da presidente Dilma Rousseff, anunciado no final do ano passado, ao projeto de inclusão da carne suína na PGPM, mas a votação foi adiada por conta de outras discussões como a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) do Trabalho Escravo.

 

Fonte: ABCS
Publicado dia 28/05/2014