Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 1 de outubro de 2021, 6h42

SNCS 2021 engaja maiores e melhores redes de varejo em campanha multicanal que levará churrasco com carne suína para 75 milhões de brasileiros

O evento de lançamento realizado nesta sexta-feira marca o início da campanha nas lojas de todas as regiões do país 

Ao lado de produtores, associações de suinocultores, varejistas, empresas do setor e de toda a cadeia de valor, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou nesta sexta-feira (1), a 9ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a maior vitrine da proteína suína no varejo brasileiro, e a única iniciativa de incentivo ao consumo que conversa com varejistas e consumidores do agronegócio nacional. Com o tema “Churrasco com carne suína já é de casa”, de 1 a 17 de outubro, a SNCS alcançará 75 milhões de consumidores por meio de campanhas distribuídas em 8 mil peças de PDV nas lojas do Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados, Raiz Superatacado, Carrefour, Big Hipermercados, Big Bompreço, Nacional, Dia Supermercados, Supermercado Cidade Canção, São Francisco Supermercado e Amigão Supermercados em todas as regiões do país, além de impactar 26 milhões de seguidores através da comunicação online, redes sociais, WhatsApp e e-commerce. 

O evento transmitido ao vivo no YouTube contou com a presença dos diretores comerciais das redes participantes, que falaram sobre a importância dessa iniciativa, da trajetória ao lado da ABCS e do trabalho da Associação, que vem se destacando pelo trabalho de convergência no impulsionamento da proteína, unindo produtores, varejo e consumidores em torno de um único propósito e falando sobre carne suína não como uma marca, mas como categoria, assim como explica a apresentadora do dia, a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, “É através da SNCS que transformamos a concorrência em parceria.” Apoiada nos pilares de estratégia, educação, engajamento e união que a SNCS consegue expandir sua atuação todos os anos, pois assim como exemplificado pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que também comandou a live de lançamento: “O consumidor pede, nós treinamos e entregamos para o varejo.” Veja!   

A transmissão de lançamento contou com a participação do ministro interino do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, que parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da campanha para mostrar a qualidade da carne suína. “Essa parceria com o varejo traz capacitação e une os elos da nossa cadeia para informar sobre a origem e a qualidade da nossa proteína da granja a mesa. Isso é fundamental”, pontuou.

O evento contou com a participação dos palestrantes Jairo Martianiano e do também chef e celebridade da televisão Jimmy Ogro, que junto dos apresentadores falaram sobre a estratégia dos treinamentos deste ano, que capacitaram os colaboradores das redes de varejo participantes com foco em vendas e com dicas de churrasco com carne suína para que os clientes fiquem encantados e levem a proteína para casa. Além disso, os participantes conferiram em primeira mão as campanhas de marketing das redes que tomarão as lojas, redes sociais, e-commerce e demais canais de comunicação durante o período da campanha. Lívia e Marcelo Lopes também receberam de forma híbrida diretores comerciais e representantes dessas redes para falarem sobre a participação e expectativa para o período de 1 a 17 de outubro.

União do varejo 

Patrícia Mendes, diretora Comercial do GPA, destacou o valor do trabalho realizado em parceria com a ABCS. “O GPA reconhece a importância do trabalho que a ABCS vem fazendo nos últimos anos. O engajamento e a participação de todos os atores da cadeia é o que tem feito a diferença para o desenvolvimento da suinocultura e para o aumento do consumo da carne suína. Estou aqui representando centenas de pessoas que trabalham nas lojas do Extra e Pão de Açúcar e que têm orgulho de contar o que aprenderam nos treinamentos. Obrigada por estarem junto à nós, levando opções mais econômicas de proteína para o lar dos brasileiros, principalmente neste período de crise. Acreditamos muito nesse processo de transformação e temos muito orgulho de puxar esse movimento junto com vocês.”

A diretora comercial do Hortifruti e Natural da Terra,  Mariangela Ikeda, destacou a construção do trabalho por uma causa em sua fala. “Sempre fico contagiada pela paixão de vocês, vocês engajam todos nós. Estar hoje ao lado dos meus colegas varejistas significa o êxito dessa ação que vocês desenham tão bem. E toda essa conjunção só é possível pois mobiliza todos os elos da cadeia, e envolve todos os colaboradores dentro do varejo. Estou aqui representando centenas de profissionais de açougue, e essa paixão pelo tema é algo que eu vejo todos os dias.” Carlos Eduardo Sousa, diretor nacional comercial de açougue e peixaria do Grupo Big, também destaca essa união. “Entramos concorrentes e saímos daqui com o mesmo objetivo, colocando o cliente no centro. Fico muito orgulhoso em estar aqui com vocês nessa jornada de muita experiência, muita troca e muita venda.” 

Papel ressaltado também pelo diretor de perecíveis do Carrefour, Robson Parreiras. “Essa proeza de juntar empresas diferentes, com culturas diferentes, com estratégias diferentes para olhar para uma categoria de uma forma única, é isso que vocês fazem no final do dia. Agradeço a ABCS, aos produtores pelo nosso trabalho de blockchain e ao nosso time pelo empenho.” 

Treinamento para mudança 

Já o Diretor Comercial Companhia Sulamericana de Distribuição, Marcos Pozzi, representando as redes estreantes Amigão, Cidade Canção e São Francisco aproveitou para destacar o retorno dos times participantes quanto a capacitação para a SNCS. “Nosso time ficou encantado com o treinamento, foi uma disrupção do que as pessoas estavam acostumadas a falar sobre carne suína. Por mais que tenhamos uma boa penetração e consumo dessa proteína nas nossas bandeiras, não tínhamos todo esse conhecimento. Estamos preparando várias ações, o time está engajado, as lojas abastecidas e vamos encantar nossos clientes com essa proteína maravilhosa!” 

Michelssen Bento, gerente comercial do Lopes e do Raiz superatacado falou sobre a admiração que ele tem sobre o propósito de educar. “Quando eu ainda não fazia parte, observava como a cadeia se organizava para promover a educação, transformação e a capacitação. A gente mobiliza e recicla o time, participa desse movimento, acaba aprendendo, ampliando e crescendo. Estou representando todo o time de colaboradores e desejo que a gente consiga nos desafiar e crescer ainda mais para colocar a proteína no prato do brasileiro” 

Estratégia 

Francisco Homsi, Vice-presidente comercial do Oba Hortifruti, destacou o crescimento expressivo da carne suína dentro da rede, “a carne suína cresceu na venda e na produção, virou uma linha no nosso frigorífico, crescendo na nossa marca própria, e nesse momento de tantas incertezas e altos e baixos a estratégia passou a ser primordial. O trabalho da ABCS traz uma boa parte dessa estratégia já pronta, para que possamos agir rápido e de maneira correta.” Também representando o Dia Supermercado, que participa da SNCS pela primeira vez, o diretor comercial da rede, José Ianonne, falou sobre a expansão da rede para o açougue e no mercado de proteínas. “Para nós é um orgulho estar concluindo esse trabalho de mudança junto dessa campanha, falando sobre proteína e saudabilidade, vai ser um sucesso!”  

Em nome da Associação, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes e a diretora de marketing e projetos, Lívia Machado, aproveitaram a ocasião para agradecer também a todo o Sistema ABCS, ao conselho, suinocultores, empresas amigas e frigoríficos que compõem o Fundo de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao Sebrae e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A SNCS 2021 estreia nesta sexta-feira (1) e estará presente em mais de 1800 lojas em 22 estados brasileiros em uma campanha multicanal que focará em conquistar o consumidor e apresentar de forma educativa a carne suína como uma opção para o churrasco e também para o dia a dia. O lançamento completo poderá ser conferido aqui: