Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 1 de julho de 2013, 7h40

SNDS sedia Reunião Continental de Erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas

 

SNDS sedia Reunião Continental de Erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas

Autoridades sanitárias de 22 países e representantes da OIE e FAO estarão em Gramado

 

A erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) das Américas será tema do encontro que ocorre no III Congresso Ibero-americano de Suinocultura, que ocorre em 29 e 30 de julho e antecede o XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, em Gramado/RS.

O evento internacional reunirá autoridades sanitárias de 22 países americanos, além de técnicos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) com objetivo de definir uma estratégia e um procedimento comum sobre a doença.

O tema ganhou em importância, pois, a partir do segundo semestre deste ano, a doença passará a ser de reconhecimento internacional pela OIE, o que obrigará todos os países do continente americano a adequar serviços de inspeção sanitária aos padrões da OIE e a declarar caso haja suspeitas ou casos de PSC em seus rebanhos.

A reunião entre as autoridades sanitárias dos países Ibero-americanos contará com a apresentação dos sistemas de vigilância e situação sanitária dos representantes dos 17 países membros da Oiporc, organizadora do evento, para debater as estratégias de ação conjunta. A apresentação do Brasil será realizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Entre os temas, estão a situação da doença no continente, o plano de erradicação da PSC, as estratégias públicas e privadas para controle e eliminação da doença, as linhas de assistência das agências da FAO e OIE para execução do plano, além do estabelecimento das principais ações para cada país com objetivo de tonar todo o continente livre da zoonose até 2020.

Atualmente, os países membros da OIE autodeclaram seu território ou zonas livres de PSC, assumindo as responsabilidades pelas informações prestadas. A partir de agora, a PSC passará a ser reconhecida oficialmente pela OIE, nos moldes da febre aftosa, EEB, peste bovina, pleuropneumonia contagiosa bovina e peste equina.

Para obter o reconhecimento oficial da OIE, os países deverão apresentar documentação demonstrando que seu serviço veterinário oficial atende às especificações contidas em capítulos do código que tratam de estruturação e avaliação de seus serviços, além das condições específicas de vigilância para PSC. Essas informações serão avaliadas por especialistas e verificadas em missões ao Brasil e a cada um dos países.

 

SNDS

O XV SNDS é organizado pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) e ocorre entre 31 de julho e 2 de agosto de 2013, no Hotel Serrano Resort, em Gramado, Rio Grande do Sul.

O evento bienal, já consolidado como um dos mais importantes eventos da suinocultura nacional, reúne palestrantes de nível insuperável e os principais líderes da suinocultura em um ambiente propício para melhor aproveitamento das apresentações, relacionamento e negócios.

 

Serviço:

XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e III Congresso Ibero-americano de suinocultura

Data: 31 de julho a 02 de agosto

Abertura Oficial: 16h30 do dia 31 de julho

Local: Hotel Serrano Resort – Gramado/RS

Mais informações: FB Eventos (43) 3025-5223