Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 14 de abril de 2023, 3h06

USP lança curso EaD gratuito com foco no uso de antimicrobianos em parceria com a Aliança

As inscrições para o ‘Curso de Capacitação e Atualização em Uso de Antimicrobianos em Medicina Veterinária’ vão de 11 até 17 de abril

A Aliança, grupo formado por 12 entidades da cadeia de proteína animal na qual ABCS faz parte, elaborou em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) o  ‘Curso de Capacitação e Atualização em Uso de Antimicrobianos em Medicina Veterinária’. A qualificação será no formato Educação a Distância (EaD) com inscrições gratuitas até 17 de abril clicando aqui. A capacitação tem como objetivo atualizar e difundir os conceitos sobre o uso de antimicrobianos que ganha ainda maior relevância dentro do conceito de Saúde Única. 

A programação do curso é dividida em oito módulos: introdutório; cães e gatos; ruminantes; aves; suínos; peixes; equinos; e boas práticas. A inscrição é realizada por espécie, ou seja, é preciso escolher um dos oito módulos. Para realizar o curso EaD é preciso ser: profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia, com CRMV habilitado, ou profissional que atua na área de produção de alimentos de origem animal (módulo Boas Práticas). O curso será ofertado pela plataforma Moodle USP que conterá avaliações para teste de absorção dos conhecimentos. O certificado poderá ser emitido para aqueles que cumprirem a carga horária e tenham a nota mínima 7,0. O prazo para conclusão da capacitação é de 30 dias. 

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, ressalta a importância de iniciativas como essa. “Nós sempre destacamos o quão importante é o tema de uso prudente de antimicrobianos na produção de suínos, uma abordagem integrada entre ações que são essenciais para a efetiva redução da resistência aos antimicrobianos na cadeia suinícola, com o intuito de auxiliar nas melhores estratégias a serem desenvolvidas na condução técnica pelos Médicos Veterinários, produtores, fiscais, gerentes de granjas, responsáveis técnicos e demais profissionais que atuam do campo à indústria. E, esse EaD proposto pela USP em conjunto com a Aliança só vem a somar ao tema, já que é um curso ministrado com professores renomados e com muito conhecimento na prática.” 

A ABCS preocupada com a questão do uso de antimicrobianos na produção de suínos no Brasil, lançou no ano passado o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura” no segundo dia do IPVS 2022 que você pode acessar aqui. Além da publicação, também promoveu uma série de webinars com três treinamentos realizados de agosto a setembro em parceria com a 333 Brasil. O objetivo da obra é alertar e orientar, já que o uso excessivo e inadequado de antimicrobianos pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos, colocando em risco o controle de doenças, e sendo uma ameaça crescente à saúde humana, animal, e ao meio ambiente.

Aliança e USP pela educação 

A Aliança é formada por 12 instituições que representam a cadeia de proteína animal, na qual a ABCS é integrante. A Aliança atua na comunicação, educação, capacitação no uso de antimicrobianos de forma consciente e práticas que possam vir a agregar o conhecimento sobre o tema, e é uma resposta ao Plano de Ação de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR Agro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A Universidade de São Paulo (USP) é referência em educação no país ocupando a 1ª posição no ranking de melhores universidades no Brasil no RUF 2019. Com profissionais de qualificações altíssimas, elaborou esse curso EaD focado nessa questão tão importante para o setor de produção animal.