Notícias
Filiadas em Destaque
Voltar Publicado em: segunda-feira, 27 de outubro de 2025, 5h44
ABCS participa do 21º Congresso Nacional da Abraves e lança manual sobre uso responsável de antibióticos na suinocultura
O painel ABCS reuniu representantes das agroindústrias e produtores para debater e compartilhar experiências sobre o tema

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), marcou presença no 21º Congresso Nacional da Abraves, o maior evento científico da suinocultura no Brasil, realizado em Belo Horizonte (MG), e trouxe um painel sobre o tema “Uso Racional de Antimicrobianos na Suinocultura”.
O painel em questão, aconteceu na última quarta-feira (22), e foi conduzido pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke que, na oportunidade, fez uma breve introdução sobre a importância do uso racional de AMR para toda a cadeia produtiva. Em seguida, o consultor Dr. Maurício Dutra (GFD Consultoria) apresentou um diagnóstico inédito sobre o uso de antimicrobianos na suinocultura brasileira, com dados que indicam avanços na redução do uso total de princípios ativos, mas que reforçam a necessidade de evolução contínua das práticas de biosseguridade e prevenção.
Dando continuidade, apresentaram-se em seguida os representantes das agroindústrias Edilson Caldas (MBRF) e Anne Lara (Seara). Edilson Caldas, compartilhou o case “Uso Racional de Antimicrobianos na Suinocultura – MBRF”, destacando as ações pioneiras da empresa, como a remoção total de promotores de crescimento, a eliminação do uso de antibióticos preventivos e o fortalecimento de programas de treinamento e eubióticos alternativos. Na sequência, Anne Lara (Seara) compartilhou as práticas adotadas pela companhia, com foco em biosseguridade, imunização do plantel e capacitação das equipes de campo, reforçando a importância de um programa integrado e contínuo de prevenção e monitoramento.
Para fechar a rodada de apresentações, o produtor, Roberto Coelho (Grupo Cabo Verde), compartilhou sua experiência prática na redução do uso de antimicrobianos na suinocultura, destacando o papel central das pessoas, dos animais e dos processos, reforçando a importância do bem-estar animal e da nutrição de qualidade como pilares do desempenho zootécnico.
Por fim, o painel foi encerrado com uma mesa-redonda que reuniu os palestrantes e o público técnico em um debate rico sobre desafios e oportunidades. Os participantes reforçaram que o uso prudente de antimicrobianos é essencial para preservar a eficácia dos medicamentos, reduzir riscos de resistência bacteriana e garantir a sustentabilidade da suinocultura brasileira.
A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, ressaltou que “ter espaços como o Congresso Nacional da Abraves para falarmos do uso responsável de antimicrobianos na suinocultura é uma oportunidade de compartilharmos conhecimento, discutirmos desafios e principalmente compartilharmos experiências com as agroindústrias e os produtores independentes que vem implementando na prática estes programas. Pois, na mesma medida que o uso responsável de AMR é um desafio global e uma responsabilidade compartilhada de todos os profissionais e principalmente por parte dos médicos veterinários que atuam na cadeia produtiva, sendo fundamental manter a saúde animal, a segurança do alimento e a eficácia dos antimicrobianos”.
Manual técnico sobre “uso responsável de antimicrobianos na suinocultura”
Durante o painel, a ABCS realizou o lançamento oficial do “Manual sobre Uso Responsável e Eficaz de Antimicrobianos na Suinocultura”, publicação inédita elaborada pelos especialistas Maurício Dutra e Andrea Moreno. O material foi desenvolvido para orientar produtores, médicos veterinários e agroindústrias na adoção de práticas seguras, embasadas em ciência e alinhadas ao conceito de saúde única, reforçando o compromisso do setor com o bem-estar animal, a segurança alimentar e a sustentabilidade.
O manual apresenta 16 tópicos técnicos, que vão desde a compreensão da resistência antimicrobiana e das legislações vigentes até orientações práticas sobre escolha de princípios ativos, dosagens, biosseguridade e alternativas aos antibióticos. Segundo Charli Ludtke, diretora técnica da ABCS, o Manual foi desenvolvido para servir como referência aos médicos veterinários, produtores e demais profissionais com áreas afins do segmento da suinocultura. Este é um importante material que reúne informações atualizadas, embasadas cientificamente, com foco em promover o uso responsável e eficaz dos antimicrobianos. Charli destaca, ainda, que o objetivo é harmonizar conhecimento, fortalecer a capacitação técnica e estimular práticas que assegurem a manutenção da eficácia dos antibióticos, saúde e o bem-estar dos animais.
O novo manual está disponível no site da ABCS, a publicação será utilizada como ferramenta de apoio em capacitações técnicas e programas de sustentabilidade conduzidos pela ABCS e suas parceiras em todo o país. Acesse o manual completo: https://abcs.org.br/wp-content/uploads/2025/10/Manual-ABCS_AMR_v15.pdf